sábado, 29 de abril de 2017

CASSEREGUE: 23 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA


 


Por Geraldo Belo (Advogado, radialista e compositor).

MERGULHADO NUMA VALOROSA HISTÓRIA DE RESISTÊNCIA E BRAVURA, MUNICÍPIO DO CASSERENGUE/PB., COMEMORA 23 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA E ADMINISTRATIVA !!!


Nesse 29 de abril, o município do Casserengue, localizado na Microrregião do Curimataú Oriental, está em festa, pois comemora 23 anos de emancipação politica e administrativa, graças a um projeto apresentado nos idos de 1993, na Assembleia Legislativa do Estado pelo então deputado estadual ARNÓBIO VIANA, hoje Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, recebendo acolhimento de seus pares e logo depois sancionado pelo então Governador CÍCERO LUCENA, conforme devidamente registrado nos anais da História paraibana.

Distrito do município de Solânea bastante populoso e com avançados ideais progressistas, o CASSERENGUE, passou a receber no período em que ARNÓBIO VIANA era prefeito municipal, tratamentos considerados especiais em todas as áreas de atuação, culminando logo depois, quando o mesmo se elegeu deputado estadual, com a propositura de tal projeto, vez que o então deputado Ramalho Leite colocou na Constituição, em tal fase, uma lista de 50 Distritos para serem emancipados, ficando apenas na intenção, na conhecida letra morta, sem se concretizar efetivamente.


ARNÓBIO VIANA E O PROJETO DE EMANCIPAÇÃO !!! Vendo tal impasse, Arnóbio Viana que sempre teve profundas ligações com a localidade, não contou história e nem perdeu tempo, apresentou o corajoso projeto defendendo-o de forma bastante convincente e atendendo, com tamanha desenvoltura, as diversas exigências legais, conseguindo depois de muitas dificuldades aprová-lo em toda sua contextura.

Após os tramites legais, o então governador Cicero Lucena o sancionou, criando no dia 29 de abril do ano de 1994, o sonhado Distrito Administrativo e Judiciário do Casserengue, desmembrando-o em definitivo de Solânea, instalando-se portanto município, no dia 1º de Janeiro de 1997, dando-se inclusive posse ao primeiro prefeito eleito, Sr Antonio Pereira de Sousa, o popular Antonio de Nexa.


GOVERNO DO ESTADO BENEFICIA COM O ASFALTO. Por conta de tudo isso, o Casserengue, hoje com uma nova roupagem de crescimento, principalmente depois da execução da pavimentação asfáltica por parte do governador Ricardo Coutinho, está em festa para satisfação de seu defensor, ex-deputado e Conselheiro Arnóbio Viana, assim como de todo seu povo que mostra grandeza, une forças, idealiza e irmana pensamentos sempre em busca de melhores dias e de mais benefícios para a coletividade em toda sua abrangência.