segunda-feira, 10 de abril de 2017

PROCURADORIA PROCESSA BOLSONARO POR DISCRIMINAÇÃO DE QUILOMBOLAS




O Ministério Público Federal decidiu processar o deputado federal Jair Bolsonaro por discriminação contra comunidades quilombolas e a comunidade negra.
O pedido de ação civil pública se baseou em declarações feitas durante discurso no Clube Hebraica, no Rio, na última segunda (3).
Se condenado, o deputado, pré-candidato a presidente em 2018, pode ser obrigado a pagar indenização de R$ 300 mil por danos morais coletivos.
Em comunicado, o MPF diz que "o julgamento ofensivo, preconceituoso e discriminatório do réu a respeito das populações negras e quilombolas é incontestável".
Bolsonaro afirmou que visitou uma comunidade quilombola e "o afrodescendente mais leve lá pesava sete arrobas" e que "nem para procriador ele serve mais".
Para os procuradores Ana Padilha e Renato Machado, as afirmações "desumanizam as pessoas negras, retirando-lhes a honra e a dignidade ao associá-las à condição de animais", informou o MPF.
"Com base nas humilhantes ofensas, é evidente que não podemos entender que o réu está acobertado pela liberdade de expressão, quando claramente ultrapassa qualquer limite constitucional, ofendendo a honra, a imagem e a dignidade das pessoas citadas", escreveram os procuradores na ação.
Em seu discurso, Bolsonaro criticou ainda o acolhimento de refugiados pelo Brasil, afirmando que "não podemos abrir as portas para todo mundo". Procurado, o deputado não se manifestou sobre a ação do MPF até as 18h. Com informações da Folhapress. Fonte: Notícias ao Minuto.

OPINIÃO DO BLOG: Muito embora se saiba que o pensamento humano é livre e a palavra para expressá-lo, também, é preciso saber conter a língua, principalmente quando se representa uma parcela importante do eleitorado. 
Com o deputado federal Bolsonaro, a expressão vocabular não tem limites. Expressa tudo o que sente doa a quem doer, como se não existisse lei capaz de conter aos que cometem absurdos de ofender a alguém ou a muitos.
E ai está o deputado mais uma vez enrolado numa confusão danada, agora sob o olhar do Ministério Público Federal que se o condenar poderá fazê-lo perder grande soma em dinheiro, como ação indenizatória.  
E pensar que o eleitorado pode reconduzir Jair Bolsonaro à Câmara ou a outro cargo público importante deste país!