quinta-feira, 27 de abril de 2017

REFORMA TRABALHISTA APROFUNDA DESIGUALDADE SOCIAL, ACUSA RENAN




O senador Renan Calheiros (PMDB-AL) disse que se sente "consternado" com a situação dos milhares de pais e mães de família, jovens, veteranos e trabalhadores de todas as categorias que estão apreensivos com as notícias que saem de Brasília sobre a reforma trabalhista. Para ele, a reforma retira direitos, é injusta e vai aprofundar a desigualdade social. As informações são da Agência Senado.

O líder da Maioria e do PMDB declarou que, às vésperas do Primeiro de Maio, o Brasil precisa dizer alguma coisa a seus trabalhadores e ponderou “que não é da melhor tradição que o presidente da República não fale às famílias”. Renan criticou a regra de que o acordado se sobrepõe ao que está na lei.

" É uma chantagem explícita: ou aceita ou cai fora. É o ‘dá ou desce’ trabalhista",  afirmou.

Segundo Renan, o texto aprovado induz os assalariados a renunciar ao FGTS, horas extras e férias remuneradas, para se tornarem pessoa jurídicas. Para ele, não há nenhuma relação entre a geração de empregos e a chamada flexibilização das leis trabalhistas. Segundo o senador, esse discurso é usado para seduzir uma parcela da sociedade e garantir a retirada de direitos. Fonte: Notícias ao Minuto.
 
OPINIÃO DO BLOG: Embora o senador Renan Calheiros seja um dos responsáveis pelo governo Temer, é preciso ouvi-lo neste instante em que milhares de brasileiros estão a desacreditar nessa proposta de modernização das relações de trabalho e capital, enquanto outros milhares comemoram a vitória do governo ontem na votação da Câmara dos Deputados, porque em verdade não se sabe ainda o que está por trás de todo esse interesse do patronato e governo.
É preciso muita prudência neste momento porque se fala muito na supressão de diversos direitos do trabalhador brasileiro, conquistas de tantos anos de noites indormidas, porque a exploração humana corria solta no campo e na cidade, antes do governo Getúlio Vargas.
Não é possível que os operários se deixem enganar pelos que poderão ser seus algozes num futuro muito próximo. É só aguardar para se ter a realidade ao alcance das mãos. O que é fato é que coisa boa e fácil para trabalhador pode não vir por ai. Por aqui na Paraíba se costuma dizer que “de esmola grande pobre desconfia”.