terça-feira, 23 de maio de 2017

STF CONDENA MALUF A 7 ANOS E 9 MESES DE PRISÃO POR LAVAGEM DE DINHEIRO




A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) condenou nesta terça-feira (23) o deputado federal Paulo Maluf (PP-SP) a 7 anos, 9 meses e 10 dias de prisão, em regime fechado, por crimes de lavagem de dinheiro. Segundo os ministros, o progressista ocultou e dissimulou recursos desviados enquanto era prefeito de São Paulo, de 1993 a 1996. Relator da ação, o ministro Edson Fachin teve o voto seguido por outros três colegas: Luís Roberto Barroso, Rosa Weber e Luiz Fux. Já Marco Aurélio foi contra, pois o crime que originou a lavagem de dinheiro prescreveu. Segundo o Ministério Público Federal (MPF), Maluf desviou mais de US$ 172 milhões. Entretanto, como parte dos crimes prescreveu, Fachin considerou apenas desvios de US$ 15 milhões. Ainda de acordo com o MPF, Maluf teria usado transações no exterior para repatriar os desvios.  "Entendo devidamente constatada a materialidade bem como a autoria do réu Paulo Salim Maluf entre o ano de 1998 e 2006, de forma permanente ocultou e dissimulou vultuosos valores oriundos da perpetração do delito de corrupção passiva utilizando-se para isso diversas contas bancárias e fundos de investimentos situados na ilha de Jersey, abertos em nomes de empresas offshores", disse, segundo a Folha. Fonte: BN – Bahia Notícias. 

OPINIÃO DO BLOG: Mais de 20 anos depois do crime, esse deputado muito conhecido no mundo inteiro porque sempre foi notícia nos mais importantes jornais brasileiros e internacionais, é condenado finalmente, PASMEM, a 7 anos, 9 meses e 10 dias de cadeia em regime fechado, por lavagem de dinheiro, quando fora prefeito de São Paulo. E ainda vai recorrer.
Leiam a notícia bem direitinho e reflitam muito sobre o crime e a punição, o tempo em que foi cometido o ato e quando se reconheceu que é culpado.
Ai, ainda se estranha porque delatores atuais de falcatruas ficaram soltos e foram fixar residência no exterior, depois de se anunciaram como distribuidores de propinas barganhando diminuição de impostos, distribuição farta de polpudas gratificações a quem lhes oferecesse vantagens na compra de carnes, etc, etc? Dá para estranhar a punição do Paulo Maluf – e que punição – tantos anos depois dos crimes cometidos? Há o que comentar?