sexta-feira, 9 de junho de 2017

JUIZ DE NATAL AUTORIZA REMOÇÃO DE HENRIQUE ALVES PARA BRASÍLIA




O juiz titular da 14.ª Vara da Seção Judiciária do Rio Grande do Norte, Francisco Eduardo Guimarães Farias, autorizou a transferência do ex-ministro Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), preso preventivamente no âmbito da Operação Manus, desdobramento da Lava Jato, do Rio Grande do Norte para Brasília. O pedido foi feito pelo juiz Federal Vallisney de Oliveira, da 10.ª Vara, no Distrito Federal.

A Operação Manus investiga fraudes de R$ 77 milhões na construção da Arena das Dunas para a Copa do Mundo de 2014. Henrique Alves está sob suspeita de receber propinas das empreiteiras OAS e Odebrecht na campanha eleitoral daquele ano, quando concorreu ao governo do Estado.

A ação, executada em parceria entre a Polícia Federal e a Procuradoria da República no Distrito Federal, também apura irregularidades que teriam sido cometidas pelo grupo liderado pelo ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha nas vice-presidências de Fundos e Loterias e Pessoas Jurídicas da Caixa Econômica Federal (CEF).

Pelo fato de ser investigado por crimes diferentes nos dois Estados, Henrique Alves foi alvo de dois mandados de prisão. Acabou detido, nesta terça-feira, 6, em Natal.

O juiz federal Vallisney de Oliveira entendeu, no entanto, que ele deve ficar detido em Brasília, e pediu autorização à Justiça Federal do Rio Grande do Norte para a transferência do ex-ministro de Temer.

"Confiro a esta decisão força de ofício ao Excelentíssimo Senhor Juiz Federal Titular da 14ª Vara Federal da Seção Judiciária do Rio Grande do Norte, Dr. Francisco Eduardo Guimarães Farias, para solicitar especial deferência à disponibilidade do investigado Henrique Eduardo Alves, para que sua prisão preventiva possa ser cumprida no local de custódia de presos da SR/DPF/DF", solicitou.

O juiz titular da 14ª Vara da Seção Judiciária do Rio Grande do Norte, Francisco Eduardo Guimarães Farias, atendeu a solicitação do magistrado do Distrito Federal. Fonte: Notícias ao Minuto.

OPINIÃO DO BLOG: Tenhamos certeza de que ainda existem alguns políticos decentes e comprometidos com a verdade e princípios de honradez. Não nos desesperemos.
Embora acreditando ainda na existência de políticos honestos, não nos arrisquemos em citar-lhes os nomes para não se  correr o risco de enganos, pois quando .alguém abre a boca e faz delação premiada ai vem a decepção: surgem nomes de verdadeiros medalhões comprometidos com falcatruas e enriquecimento ilícito.  
Não corramos o risco de mencionar os nomes daqueles a quem queremos continuar dando voto de confiança. Ainda é muito cedo embora saibamos que muitos nomes resistem até agora a qualquer mancha. 
Deixemos o tempo passar e a Lava Jato declarar que terminou o seu trabalho de passar o país a limpo. Ai apreciemos os nomes dos que suportaram todas as tentações em nome da honradez própria e do respeito aos seus admiradores e eleitores.