sexta-feira, 22 de setembro de 2017

MINISTRO DA DEFESA AUTORIZA CERCO DO EXÉRCITO À ROCINHA


O governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, pediu nesta sexta-feira (22) reforço das Forças Armadas no patrulhamento do entorno da favela da Rocinha, na zona sul da capital. Pezão disse que o pedido deve ser atendido pelo Comando Militar do Leste e que algum contingente do Exército já deve ser enviado ao local imediatamente.
"Eles vão atender, mas não sei a magnitude. Não se desloca rapidamente muita gente. Mas algum reforço vai do Exército para aquela região", disse Pezão, que acrescentou: "A gente precisa na Rocinha porque estamos com indícios fortes de mais armas, traficantes, e por isso não podemos recuar e vir para baixo para patrulhar".
O governador participou de um fórum no Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e contou na saída do evento que o governo do estado e o governo federal acertaram que, em caso de emergência, o secretário estadual de segurança, Roberto Sá, poderia solicitar ajuda ao Comando Militar do Leste. Pezão acrescentou que Sá está reunido com o general Braga Netto, e que o próprio governador também entrou em contato com o ministro da defesa, Raul Jungmann.
"Não vamos recuar na Rocinha. É o quinto dia de operações. Ontem descobrimos uma grande quantidade de armamento, drogas e estamos com muitos indícios de traficantes em uma região em que estamos avançando. Temos certeza que a reação que está ocorrendo no asfalto é por causa disso".
O governador disse que mais policiais militares do Batalhão de Operações Especiais e do Batalhão de Choque também serão mobilizados, além de helicópteros.
A Polícia Militar realiza nesta sexta-feira o quinto dia de operações na favela e há registro de tiroteios. Um ônibus foi incendiado em São Conrado, bairro vizinho à Rocinha.

A situação de violência se agravou na favela no fim de semana quando criminosos de uma mesma facção começaram um conflito armado pelo controle da favela, uma das maiores da cidade. Com informações da Agência Brasil. Fonte: Notícias ao Minuto.

OPINIÃO DO BLOG: Ninguém seria capaz de imaginar que a sociedade pudesse chegar a momentos tão difíceis como esses, quando a bandidagem parece superar em muitas oportunidades, os efeitos da lei e a ação ainda que planejada dos seus representantes. Onde quer que se vá, nas regiões mais desenvolvidas do país, essa é a realidade vigente.
Diariamente a população brasileira tem acesso amplo e em todos os horários, a telejornais recheados de fatos que retratam muito bem a violência que acontece na periferia e no centro.  quer nas periferias das cidades grandes e até mesmo no centro e na presença de qualquer pessoa.
Até mesmo igrejas e templos religiosos, restaurantes, praças públicas e praias famosas, estacionamentos, shoppings, supermercados, feiras livres e outros lugares inimagináveis têm sido alvo da sanha daqueles que se dedicaram durante suas existências ao crime e à posse do alheio.
Com a criação de bandos que se organizam muito e cotidianamente para o enfrentamento com a polícia, e essa desmotivada à falta de bons salários, quando não lhes são pagos com atraso, e que se acha sempre trabalhando com munições vencidas, armas superadas e veículos menos potentes,  a situação da sociedade ficou muito difícil em termos de paz.
Se o Exército está (?) nas ruas para ajudar a polícia militar a combater o crime organizado e a  promover a paz social, que seja feita alguma coisa ainda que mais dura e severa, e já. 
É preciso se restabelecer a retomada da Rocinha por aqueles que representam o bem e  que seja ela devolvida aos seus mais legítimos donos: população trabalhadora e sempre pagadora de impostos.