quinta-feira, 19 de outubro de 2017

MORRE EX-VIGÁRIO PAROQUIAL PEDRO MICALEFF



Conforme Facebook do jornalista e advogado Eraldo Luís, por informações obtidas do padre José Floren, na cidade de Nova Iorque, faleceu hoje o nosso ex-vigário paroquial (décadas 1960-1970),  padre Pedro Micaleff, a quem se deve a ideia da construção do Cruzeiro nas proximidades do Bairro Novo nesta cidade, via de acesso ao Memorial de Frei Damião.
Padre Pedro Micaleff foi um sacerdote muito importante para a Igreja de Guarabira, auxiliador incansável do nosso monsenhor Emiliano de Cristo.
Durante sua permanência nesta cidade, se aproximou bastante da juventude com a qual se sentiu muito à vontade, para dialogar e orientar.


Pedro Micaleff, de uma paciência invejável e amante da dramaturgia sacra, também idealizou e levou à realização a primeira Paixão de Cristo às portas da matriz de Nossa Senhora da Luz, e desse teatro participaram muitos jovens. O evento chamou a atenção de uma multidão que se comprimiu no adro da igreja de nossa Senhora da Luz para assistir compenetrada a todas as cenas da Paixão que culminaram com a morte de Cristo na cruz, erguida no cimo das escadarias.
A dramatização foi toda dublada graças às gravações elaboradas em moderno gravador do nosso Expedito Santos, radialista e diretor proprietário de Publicidades Piloto, importante meio de comunicação da cidade. A voz grave do Cristo, esse vivido no momento pelo jovem Llírio, fora do saudoso Valdez Cavalcante.
Ao se retirar para sua terra natal, após o concílio do Vaticano II, padre Pedro deixou o ministério e ali se casou.   

O catolicismo guarabirense deve ao padre Pedro Micaleff uma importante contribuição na evangelização do seu povo.
(Fotos colhidas do Facebook do jornalista e advogado Eraldo Luis)