terça-feira, 17 de abril de 2018

POR UNANIMIDADE, STF DECIDE TORNAR AÉCIO NEVES RÉU POR CORRUPÇÃO



Por unanimidade, a 1° turma do STF decidiu acolher a denúncia contra Aécio Neves (PSDB) e tornar o tucano réu pelos crimes de corrupção passiva. O relator do inquérito, ministro Marco Aurélio, recebeu a denúncia contra o senador pelos crimes de corrupção passiva e obstrução de justiça. Para Barroso, houve a utilização do cargo de senador para a prática de crime. Os ministros Luiz Fux, Marco Aurélio, Alexandre de Moraes e Rosa Weber acompanharam o voto do relator pelo recebimento das denúncias das duas imputações contra o senador, o que já caracteriza unanimidade na turma formada por cinco ministros. Aécio foi acusado em junho do ano passado, em denúncia da Procuradoria Geral da República (PGR), de pedir propina de R$ 2 milhões ao empresário Joesley Batista, dono da J&F, em troca de favores políticos, como também de tentar atrapalhar o andamento da Operação Lava Jato. Além de Aécio, também foram denunciados pela PGR a irmã dele, Andréa Neves da Cunha, o primo Frederico Pacheco de Medeiros e Mendherson Souza Lima, ex-assessor parlamentar do senador Zezé Perrela (MDB-MG), todos por corrupção. Fonte: BN – Bahia Notícias.

OPINIÃO DO BLOG: Embora aqui e acolá encontremos pessoas que não mais acreditam em ninguém no país, depois de tantos escândalos em que se acham envolvidas personalidades políticas e da sociedade, a nossa justiça, jamais se poderá negar, tem cumprido magistralmente o seu papel, conduzindo figurões coercitivamente e em carros oficiais da polícia, a outros conduzindo presos preventivamente e mais outros declarando culpados e aplicando as penas conforme os casos e o disciplinamento da lei. Quem acreditaria ver cenas como essas neste país, onde se dizia que todos sairiam impunes?

Na tarde desta terça-feira se confirma mais uma vez a competência de quem estudou para interpretar e aplicar leis, quando se resolveu por unanimidade fazer de um senador da República brasileira, um réu em potencial, fazendo-o igual a tantos outros que tenham saído dos trilhos da honradez e da decência, na esperança de serem sempre imunes e inalcançáveis.
Não temos que ter vergonha deste Brasil porque os corruptos e transgressores da lei estão aparecendo como nunca e sendo punidos à medida que os processos vão sendo definitivamente apurados.