domingo, 24 de maio de 2020


PREFEITURA REFORMA A PRAÇA PROF. VALMIR SILVA E ALEGRA LOJA MAÇÔNICA EM SOLÂNEA


Contentamento dos mais diversos é o que vem se verificando entre os obreiros da Loja Maçônica José Pessoa da Costa, em decorrência da urbanização da Praça Prof. VALMIR SILVA, localizada à Rua Santos Dumont, defronte a um dos acessos ao Campus IV, da UFPB, em Solânea. Ali está o monumento que homenageia os 50 anos de atuação Fraterna da Respeitável Casa Maçônica.
A área foi consagrada pela Câmara Municipal de Solânea com o honrado nome do Prof. VALMIR SILVA, por tudo que ele representou para a Maçonaria e para a vida sócio, educativa e cultural da terra das Solanáceas.
Além de dedicado educador, detentor de visões empreendedoras e de gestos humanitários, Valmir Silva tem uma história marcante na vida da Maçonaria solanense, vez que além de Venerável Mestre, teve seu filho Vlamir Araújo ocupando o mesmo posto e seu pai, saudoso Adauto Silva, como um dos fundadores da Loja, com inauguração ocorrida em 20 de setembro de 1969.
A urbanização desse espaço por parte do setor de obras da prefeitura de Solânea, transformando-o numa aprazível praça pública, além de embelezar a malha urbana, representa conforme opinião de pessoas ouvidas, uma grande homenagem aos ideais de luta do citado templo Maçônico, pela valorização e respeito a esse saudoso membro, a todos os outros e respectivas famílias, aos seus dirigentes e àqueles que direta e/ou indiretamente prestigiam e aplaudem a história sincera da Sublime Ordem nos pilares da vida e nos passos regrados de um novo existir.
Na opinião do Venerável Mestre Max Rocha Quirino a moderna praça "Será um espaço voltado ao lazer, à aproximação de ideias, estruturação de pensamentos, integração social, para descontração, leitura de um bom livro, para se passear com a família, se contemplar a natureza e para se ver a vida com os princípios regrados que a mesma oferece". Dessa forma, ele traduziu e interpretou o ponto de vista de todos os seus irmãos e da própria coletividade, como um todo. (((Geraldo Belo; Advogado e radialista da Rádio Solânea FM)))