segunda-feira, 17 de setembro de 2012

CAMPOS DE PESQUISA DE PALMA FORRAGEIRA

Com o intuito de revitalizar e ampliar a exploração da cultura da palma forrageira no Semiárido brasileiro, o Instituto Nacional do Semiárido (INSA/MCTI) irá implementar, a partir do dia 10 de setembro, campos de pesquisa com variedades de palma forrageira resistentes a Cochonilha-do-Carmim em 26 municípios da Paraíba.

A informação é da assessora de comunicação daquela instituição, Catarina Buriti, justificando que a praga, através da alimentação continuada, aliada ao aumento da infestação, ameaça seriamente a cultura da palma forrageira por deixar a planta debilitada, provocando seu amarelecimento, seca e morte em curto espaço de tempo.

Catarina explicou que a palma forrageira exerce uma importante alternativa econômica e social para o semiárido brasileiro por se apresentar como a principal fonte de alimento para os rebanhos bovinos, caprinos e ovinos da região, sobretudo nos longos períodos de estiagem.

Ela explicou que serão instalados campos de pesquisa com sistema de sub-irrigação via gotejamento, com a finalidade de acelerar a produção de palma para atender a demanda de produtores dos diversos municípios da região.

FONTE: Stúdio Rural / Programa Universo Rural