quinta-feira, 20 de setembro de 2012

GREVE CAUSA INSATISFAÇÕES

Apesar do compromisso dos grevistas em deixar funcionando normalmente os caixas eletrônicos e bancos através da internet, no primeiro dia de greve, ontem, se ouviu muitas queixas e reclamações de clientes e idosos que não conseguiram ter acesso aos caixas eletrônicos instalados nas agências.

Essa atitude deselegante por parte dos grevistas que haviam se comprometido em facilitar acesso aos caixas eletrônicos, em muito está desagradando aos clientes bancários, porque têm compromissos diários que se tornam inadiáveis, sob pena de serem atingidos com cobrança de juros. Ora, se os bancos estão fechados e não há como se fazer a quitação de débitos nem através dos caixas eletrônicos e nem as casas lotéricas recebem todo tipo de pagamento, como danado se pode cobrar juros do cliente que só está inadimplente por não ter como proceder aos pagamentos?

E o pior de tudo, é que ninguém defende o consumidor nesse momento, suspendendo a cobrança do pagamento dos juros ou mesmo atribuindo essa responsabilidade aos próprios bancos que são na verdade os causadores do impasse, diante do movimento paredista e da não disponibilização efetiva dos caixas eletrônicos. 

Os grevistas bancários estão reivindicando, principalmente, reajuste salarial de 10,25%, equivalendo a um aumento real da ordem de 5%; participação nos resultados equivalentes a três salários mais R$ 4.961,25 fixos; criação de 13º auxílio-refeição e aumento dos benefícios existentes para R$ 622. Também na ordem das reivindicações estão a finalização da rotatividade e das metas “abusivas”; melhores condições de saúde e trabalho e mais segurança nas agências bancárias.

O Portal PRIMEIRAEDIÇÃO traz uma afirmação de Carlos Cordeiro, presidente da Contraf-CUT (Confederação Nacional dos Trabalhadores no Ramo Financeiro) que essa greve dos bancários poderá terminar na próxima semana. Havia um comentário não oficial de que estaria acontecendo até amanhã, 21, porém com a afirmação do presidente Carlos Cordeiro, fica descartada essa possibilidade.

Continuaremos sofrendo com a greve até a próxima semana, portanto.
FONTES: PORTAL CLICKPB e PORTAL PRIMEIRA EDIÇÃO