terça-feira, 21 de julho de 2020

CÂMARA APROVA PROJETO QUE SUSPENDE PAGAMENTOS DO MINHA CASA, MINHA VIDA



As parcelas "pausadas" deverão ser quitadas depois do prazo do financiamento original.
Deputados aprovaram na noite desta segunda-feira, 20, projeto que permite suspender o pagamento de parcelas do programa Minha Casa, Minha Vida por 180 dias em função da pandemia da covid-19. O texto aprovado foi o substitutivo do deputado Gutemberg Reis (MDB-RJ), que seguirá agora para a análise dos senadores.
A medida vale para os beneficiários da faixa 1, aqueles com renda familiar mensal até R$ 1,8 mil, e que usaram no financiamento recursos do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR) ou do Fundo de Desenvolvimento Social (FDS).
As parcelas "pausadas" deverão ser quitadas depois do prazo do financiamento original. Pelo projeto, contudo, o total de parcelas do programa que serão adiadas, a ser suportado pelo Tesouro Nacional, será limitado a R$ 215,4 milhões.
A proposta também adia para dezembro de 2020 o vencimento da parcela anual de beneficiários com operações enquadradas no Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR).

OPINIÃO DO BLOG: O assalariado e aposentado brasileiro precisam realmente de um parlamento que funcione honradamente no uso do dinheiro público, diferentemente de muitos que estão envolvidos em processos por desvio de dinheiro do povo e que atuem assim, sempre em seu favor, principalmente num momento como este de pandemia, votando matérias humanas.
         Muito justa a posição dos nossos parlamentares em atenuar as dificuldades vividas pelos aposentados que vivem hoje dentro do projeto Minha Casa, Minha Vida, pois se sabe que os salários que percebem são insuficientes ao final das suas vidas para um merecido e justo repouso confortável. Grande parte do que ganha o aposentado brasileiro, fica mensalmente retida nas farmácias com a compra de medicamentos necessários à diminuição dos seus males físicos.