Guarabira atual, graças à sua pujança econômica e cultural, deixa perceber com nitidez que se torna grande e importante, pelas belas e largas avenidas presenteadas com majestosas casas residenciais, onde o conforto e a beleza se somam para tornar realizados os seus moradores. O centro não é mais o espaço privilegiado para receber essas edificações, uma vez que ai abundam escritórios, empresas e estabelecimentos comerciais. Assim, os bairros nos mostram uma outra Guarabira, com modernas construções verticais e horizontais, oferecendo confôrto aos que ai residem, enquanto embelezam as avenidas em que estão edificadas e valorizam a cidade como um todo.
Nessa perspectiva de crescimento modernizado, o nosso bairro Novo, considerado de elite e nobre, torna-se uma verdadeira vitrine pelas construções residenciais (horizontais e verticais) que ali surgem anualmente. O asfaltamento de avenidas como a Dr. Sabiniano Maia, completam o conjunto ali harmoniosamente existente.
Ruas do centro da cidade, outrora habitadas pelos empresários e simples moradores, têm nova face graças ao crescimento empresarial que invadiu a Costa Beiriz, Dom Pedro II, Quintino Bocaiúva, 15 de Novembro e outras. Sobre algumas lojas e escritórios, residem os empresários, em belos apartamentos residenciais de um ou mais andares. É uma forma de conciliar o útil com o agradável.
Prédio comercial e residencial na rua José Américo de Almeida, bairro do Nordeste - 2008
Áreas tidas anteriormente como rurais - uma delas muito próxima ao bairro Areia Branca - há muito perderam característica, ostentando belíssimas casas residenciais, anunciando aos visitantes que a urbe é próspera e acolhedora.
Casa de residência do bairro Areia Branca - 2008