quinta-feira, 16 de outubro de 2008

COLÉGIO DAS FREIRAS

Preocupado com a educação guarabirense, o padre Emiliano de Cristo se uniu à Arquidiocese paraibana na década de 1930 e comprou um antigo prédio e terreno na rua do Sol, atual Dr. Sales, onde construiu um educandário que acolheria os estudantes deste município e de outros, conforme o seu desenvolvimento. Entregou-o às Irmãs dos Pobres de Santa Catarina de Sena e em 1935 esse estabelecimento de ensino foi submetido a rigorosa inspeção da Madre Ester Veritá e Irmã Petri. Feitos os ajustes necessários conforme as suas orientações, o colégio passou a funcionar em 27 de fevereiro de 1937, com o Curso Comercial, até 1º de julho daquele mesmo ano, quando foi criada a Escola Primária Santa Catarina de Sena. Em fevereiro de 1938, o Curso Comercial foi substituído pelo Curso Normal, em atenção aos fortes apelos da grande maioria da nossa população.

Ao sacerdote Emiliano de Cristo se juntaram o monsenhor Odilon Coutinho e o prefeito Sabiniano Maia, influenciando o governador da Paraíba Argemiro de Figueiredo, que através do Decreto Estadual nº 1.413 de 29 de maio de 1939, autorizou definitivamente o funcionamento da Escola Normal Nossa Senhora da Luz. Em 27 de novembro de 1941, a primeira turma concluía os estudos, no prédio construído e concluído por Sabiniano Maia (1939/1940). O Curso infantil passou a ser efetivado apartir de 1º de abril de 1951.

Futuramente, o educandário encerraria as suas atividades, tendo as freiras se retirado para outros estados e, as instalações que estavam sob a responsabilidade da Diocese de Guarabira, foram vendidas a particulares que deram continuidade ao ensino. Atualmente recebe a denominaçao de Centro Educacional Nossa Senhora da Luz, sob a proficua administraçao da professora Josefa (Detinha) Diogo.