sábado, 15 de novembro de 2008

A SEXTA MARAVILHA DA PARAÍBA

Graças aos esforços pessoais do Reitor Pe. Gaspar Rafael da Costa, o Santuário Frei Damião na Serra da Jurema, pico culminante de Guarabira, foi considerado uma das Sete Maravilhas da Paraíba, em concurso promovido pelo setor de informática da Assembléia Legislativa, encerrada na terça-feira à noite, dia 04.

O projeto para a escolha das Sete Maravilhas da Paraíba, foi de autoria da Deputada Estadual Socorro Marques (PPS) e concorreram vários municípios do nosso Estado, dos quais foram selecionados 36 pontos turísticos. Ao final assim se expressaram os internautas:

1ª – Lajedo de Pai Mateus – Cabaceiras;
2ª – Igreja de São Francisco – João Pessoa;
3ª – Ponta do Seixas – João Pessoa;
4ª – Cristo Rei – Itaporanga;
5ª – Pedra de Ingá e as Inscrições Itaquatiaras – Ingá;
6ª – Santuário Frei Damião – Guarabira;
7ª – Vale dos Dinossauros – Sousa.

Esse monumento de fé idealizado pela Diocese de Guarabira e projetado por Alexandre Azêdo de Lacerda, teve suas obras iniciadas em 25 de março de 2000 e foi entregue ao povo, em 19 de dezembro de 2004.

Além da estátua de Frei Damião de Bozzano, segunda maior do país, o Santuário dispõe de museu, casa de ex-votos, praça para celebrações religiosas, capela da Mãe Rainha e as Estações da Via Sacra.

O acesso à Sexta Maravilha da Paraíba, se dá pelo Bairro Novo onde os cristãos e turistas contemplam as Estações da Via Sacra e Cruzeiro ou pela PB-073, sentido Guarabira/Pirpirituba.

No próximo mês de dezembro, dia 14, a Diocese de Guarabira estará realizando a XV Romaria ao Santuário Frei Damião e, certamente os romeiros e turistas comemorarão essa grande conquista.