Este casarão da rua Pref. Manoel Lordão, resistiu ao tempo e às mudanças que o homem implantou em nome da modernidade. Na década de 1940 pertenceu ao casal Juvenal Trócoli e Rosa, professora do Grupo Escolar Antenor Navarro. Mais tarde, novos proprietários ai estiveram residindo: Pereira e Terezinha, logo após contraírem matrimônio na igreja matriz de Guarabira. O casamento se deu em horário diferente do habitual, e para isso, foi preciso que o padre Emiliano, de saudosa memória, solicitasse permissão ao bispo da Paraíba.
Um outro fato que chamou a atenção foi que a cidade estava às escuras por defeito no “motor da luz, tendo sido devidamente consertado, restabelecendo a energia na cidade e nas poucas residências dos que gozavam desse conforto bastante caro à época.
Em 18 de novembro de 1945, Terezinha se diplomou normalista pelo Colégio Nossa Senhora da Luz, tendo como paraninfo o senhor Pereira com quem contrairia matrimônio e passaria a residir nesse casarão. Um ano depois da formatura, a jovem foi nomeada professora do Antenor Navarro, mesmo educandário onde aprendera as primeiras letras que a instruiriam e preparariam para o futuro.
Esta semana, ao conversar com a atual proprietária do antigo Colégio da Luz, professora Detinha Diogo e sua irmã Dos Anjos, discutimos esse assunto e fomos verificar um antigo arquivo fotográfico do educandário, mas não conseguimos encontrar a fotografia de Terezinha Oliveira.
Como é interessante descobrir num simples casarão parte da nossa história e contada por quem dela fez parte.