Ingressou no 22º BC, e embarcou no navio que o transportou à Itália para se defrontar com as forças de Hitler, dominadoras de grande parte da Europa, avançando e dizimando cada vez mais, populações em estado de choque. A FEB – Força Expedicionária Brasileira, da qual passa a fazer parte Diogo, foi peça fundamental na tomada do Monte Castelo, após lutas renhidas e violentas, em 1945. Invadir e tomar o Monte, se fazia necessário para promover o avanço das tropas americanas, libertando milhares de pessoas atormentadas pelo sofrimento imposto pelos nazistas. Num desses deslocamentos, Diogo foi atingido por um tiro que ameaçou tirar-lhe a vida.
Grato a Deus por ter se restabelecido, Diogo regressou ao Brasil e dias depois, adentrou a cidade natal de Serraria, em busca da casa paterna onde foi recebido em festa e sob muita comoção. À sua passagem pelas ruas, foi visto pelos conterrâneos com orgulho e olhares de satisfação por revê-lo são e salvo, embora puxando a perna, seqüela do ferimento no campo de batalha.
quarta-feira, 13 de maio de 2009
TRIBUTO A DIOGO PEREIRA
Em 1945, a brejeira Serraria se despediu do filho Diogo, que desceu a serra sobre lombo de animal e foi em busca da estação ferroviária de Borborema, para tomar o trem e seguir à capital paraibana, onde se apresentou ao exército para servir à Pátria. Fez isso com o maior orgulho, seguindo os ensinamentos dos seus pais, que era de servir ao país em que nascera, ainda que tivesse que perder a vida. No peito, o serrariense acalentava o sentimento de saudade da terra natal e dos progenitores João Estevão e Maria Batista Pereira.
Em 29 de maio de 1951, José Diogo Pereira recebeu a Medalha de Campanha e Diploma, na qualidade de herói da Segunda Guerra Mundial, graças ao reconhecimento do Presidente Getúlio Vargas.
Aos 76 anos (9 de março de 1998), exalou o último suspiro, deixando a todos os serrarienses um exemplo de correção para com a Pátria. Os familiares o homenagearam com a criação do Portal da Glória, na mesma área em que residiu quando criança e adolescente, às margens da estrada Solânea/Serraria. Na pracinha ali também construída, muitos têm contemplado a belíssima paisagem serrana, sob gostoso e saudável clima.