sábado, 20 de junho de 2009

SÃO JOÃO NA PARAÍBA











Desde sexta-feira à tarde, em GUARABIRA, a prefeitura realizou o desfile das escolas municipais, assim vem sendo desde 2005, prestigiado pela prefeita Fátima Paulino e assessores da administação pública, vereadores e outras autoridades civis e militares. O povo acorreu às vias públicas da cidade, desde o adro da Catedral da Virgem da Luz até o grande palco ornamentado a caráter, na praça da Juventude, onde vêm acontecendo grandes eventos do município.










A partir das 20h00, deu-se o concurso de sanfoneiros promovido TV Cabo Branco e Secretaria Municipal de Cultura, denominado de SANFONAFEST, evento que já está na memória popular e tende a permanecer como ativo no calendário de eventos juninos em Guarabira.

Escolas particulares do nosso município também têm feito a sua parte no que diz respeito às comemorações festivas do período junino, ano a ano, erguendo os nossos valores culturais e mantendo vivas as danças tradicionais como quadrilhas e forrós ao som de sanfonas, zabumbas e triângulos. O educandário Geozinho, promoveu confraternização junina mais uma vez, valorizando o período e unindo professores, alunos, servidores e familiares, apresentando os seus valores culurais através de danças típicas e tradicionais. Nas fotos, a bela e aplicada criança Maria Eduarda se apresenta com outras colegas e as professoras dão um toque de participação efetiva com responsabilidade, como sempre têm feito ao trascorrer dos anos.


As festas juninas na PARAÍBA, começam a partir do dia de Santo Antonio (13) quando os namorados realçam o seu amor, acreditando no casamento com o seu auxílio. Correm soltas as rezas e pedidos. Santo Antonio não tem mais descanso.

A cidade de DESTERRO, Sertão Paraibano, promoveu o São João com desfiles de jovens estudantes pelas principais ruas da cidade, com noivos em carroças percorrrendo a cidade, acompanhados por testemunhas e convidados.

As ruas de Desterro são percorridas por jovens que comemoram o São João
O Estado se transforma num grande arraial, liderado por Campina Grande onde ocorre o Maior São João do Mundo. Nas cidades paraibanas, tocam animadamente as sanfonas, as zabumbas e os triângulos, levando ao público contagiado pela alegria das festividades, o verdadeiro e autêntico forró "pé de serra".

Jovens vestidos a caráter se anunciam noivos e prontos para o casamento