sábado, 5 de setembro de 2009

Araruna: Beleza e Cultura

No Agreste Paraibano, Araruna, uma das cidades do Curimataú Oriental, recebe desde sexta-feira, o asfaltamento de suas principais ruas, o que a torna importante centro urbano do nosso Estado, não apenas no sentido econômico-cultural, como no aspecto turístico, graças à presença da Pedra da Boca e do Letreiro na área rural em que se limita com o Rio Grande do Norte e município de Campo de Santana.


A cidade é atração turística com a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição - tombada em 1999 -, centro histórico, casarões, praças, capelas, ruas e mercado público que falam de áureas épocas.

O povoado é de 1845, graças a uma fazenda de gado, cujo proprietário venerava a Virgem da Conceição. Com a construção da capela no alto da serra, foram sendo edificadas casas em suas cercanias, constituindo assim o primeiro núcleo habitacional de Araruna. Em 1876, foi construída a igreja matriz (atual) e a capela antiga passou a ser preservada, existindo até hoje.

Recentemente, o município alcança destaque intelectual com a criação do Campus da Universidade Estadual da Paraíba, atendendo anseios de jovens sedentos de conhecimentos científicos não só da Paraíba como do vizinho Estado do Rio Grande do Norte.

A partir do dia 12 deste mês, a cidade recebe também o cursinho pré-vestibular para alunos do 3º ano do Ensino Médio, das Escolas Estaduais, assistido por professores habilitados nas disciplinas. O governador José Maranhão oferece aos estudantes da escola pública de sua terra, a oportunidade de concorrer a uma vaga na Universidade, com aqueles que vindos de famílias mais abastadas, frequentam cursinhos particulares. O cursinho funcionará na Escola Estadual Benjamim Maranhão, nos turnos manhã e tarde.