terça-feira, 1 de dezembro de 2009

MORRO DO CORCOVADO


Localizado na cidade do Rio de Janeiro, segunda capital do país, na Serra do Carioca, pertencente à Floresta da Tijuca, o Morro do Corcovado foi batizado em 1500 como Pìnáculo do Pecado.

Conta a lenda que as águas do Rio Carioca com nascentes naquele Morro, têm o poder de suavizar a voz humana e capacidade de embelezar o rosto feminino.


A primeira estrada que lhe deu acesso foi aberta por autorização de Dom Pedro II, depois de o ter visitado e ficado maravilhado com a paisagem observada, com toda a comitiva real. Daí, em 1º de julho de 1885, surgiu a Estrada de Ferro do Corcovado, pelo que passou a ser a primeira ferrovia turística da América Latina.

Em 1926, foi iniciada a obra de construção do Cristo Redentor, substituindo cerca de 4.000 árvores, no platô conhecido como Chapeu do Sol, tendo 38 metros de altura e 1.145 toneladas. A sua inauguração se deu em 12 de outubro de 1931 e a sua iluminação ocorreria em 30 de julho de 1932, sendo as luzes acesas do navio Electra e pelas mãos cientista italiano Guillermo Marconi.