quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Conceição Aparecida

Em 1717, a Vila de Guaratinguetá era visitada pelo conde de Assumar, Dom Pedro de Almeida e Portugal, governador da capitania de São Paulo e Minas de Ouro, quando viajava em busca de Vila Rica, atual cidade de Ouro Preto, em Minas Gerais. Para o seu almoço, os pescadores João Alves, Domingos Garcia e Felipe Pedroso, pescavam no Rio Paraíba, mas o dia não lhes estava muito favorável, até que em determinado momento, ao recolherem as redes, encontraram o corpo da imagem da Virgem da Conceição e numa segunda tentativa de apanhar peixes, acharam a cabeça da imagem. Após os achados, a pescaria tornou-se abundante. Era 12 de outubro.


O pescador Felipe, levou consigo a imagem para a residência e a expôs por 15 anos e não tendo mais condições de receber tantos devotos no oratorio onde estava exposta, em 1734, o vigário de Guaratinguetá deu início à construção de uma capela no Morro do Coqueiro, sendo aberta ao público em 26 de julho de 1745. Com a afluência enorme de devotos, em 1834, se começou a construir a Basílica Velha, sendo inaugurada em 8 de dezembro de 1888.

Em visita à imagem, a princesa Isabel lhe doou uma corôa de ouro cravejada de brilhantes e rubís, pagando promessa por graça alcançada, em 1888.


Quando a Vila em torno do Morro dos Coqueiros se transformou em município em 17 de dezembro de 1928, foi-lhe dado o nome de Aparecida para lembrar o seu achado nas águas do Rio Paraíba.

Em 16 de julho de 1930, o Papa Pio XI proclamou Nossa Senhora da Conceição Aparecida, Rainha do Brasil e sua Padroeira oficial. Entretanto, somente a 30 de junho de 1980, o dia 12 de outubro foi reconhecido pelas autoridades como feriado religioso nacional, graças à Lei 6.802. Essa mesma Lei a reconhece Padroeira do Brasil.

Em 1955, foi iniciada a construção da Basílica Nova, idealizada por Benedito Calixto, no formato de uma cruz grega, com 173 metros de comprimento por 168 metros de largura, para atendimento a cerca de 7 milhões de romeiros ao ano.

O 8 de dezembro no Brasil, homenageia em feriado religioso nacional à Imaculada Conceição, muito festejada pelos católicos por ter sido a Virgem Maria, mãe de Jesus, concebida sem pecado e se tornando pura. Para nós católicos, deu à luz Jesus sob virgindade e assim permaneceu durante e depois do parto.

O nome Maria é traduzido como "Senhora da Luz" e em Portugal, é a padroeira.