quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

SEGURANÇA EM MÃOS DINÂMICAS

Muito sensata a atitude dos políticos guarabirenses, com influência sobre o Palácio da Redenção, ao optarem pela permanência do tenente-coronel Robson Alencar, à frente do IV Batalhão de Polícia Militar aqui instalado na década de 1970, para garantir a segurança da população residente na região. Em verdade, apenas confirmaram que o comandante tem prestado serviços da maior relevância aos municípios sob sua jurisdição, sem olhar cores partidárias e posições sociais. Tanto isso se confirma que não se acha uma só voz a se erguer contra as suas ações na caserna e fora dela.

Sensato e responsável, Alencar deu uma verdadeira demonstração de gerenciamento, quando recebendo os mesmos repasses de anteriores comandantes do Quartel, administrou-os de tal forma que procedeu a reforma e conservação do edifício, adequando-o às visitas e como ambiente de trabalho. Quem visita o Quartel, nota as gritantes mudanças para melhor.

No tocante à segurança pública, diziam antes ser difícil executá-la porque o efetivo era limitado, a região era vasta, os crimes não eram previsíveis, etc. As ações eram muito poucas em favor da população. Em momentos especiais, porém, o aparato policial nas ruas era tão grande que desmentiam aquilo que apregoavam sempre, para justificar a sua inoperância.

Atualmente nas praças, proximidades de agências bancárias, áreas de lazer, feiras livres, rodoviárias municipal e interestadual, ruas de intensa movimentação comercial, bairros afastados do centro e zona rural, policiais e mais policiais de ambos os sexos, se fazem presentes prestando serviço de qualidade aos cidadãos. Outra atitude desses seus comandados em trabalho, e que chamam a atenção, é a ausência de violência desnecessária quando do aprisionamento de algum suspeito.

Como num passe de mágica, Alencar pôs nas ruas viaturas diversas, que devidamente recuperadas, circulam diuturnamente buscando ininterruptamente os transgressores da lei. Assim, Guarabira e municípios subordinados ao IV BPM, ganharam com a permanência de Alencar à frente da tropa que sempre se manifesta satisfeita em trabalhar com ele, mesmo aqueles que já tenham sofrido punição de sua parte.

Guarabira é feliz por ter no comando do IV Batalhão de Polícia Militar, um homem decente e voltado para cumprimento de responsabilidades da própria farda lhe. É um líder militar do mais alto gabarito.