sexta-feira, 2 de julho de 2010

Reiniciar É Preciso


Ao perder para a Seleção da Holanda na tarde de ontem, por 2 x 1, o nosso Brasil, com a maior média de idade da Copa do Mundo 2010, deixou na África como aqui, muitos apaixonados por futebol chorando e assim extravasando a amargura e tristeza da derrota. Dolorosamente assistimos a finalização de um sonho alimentado em milhões de brasileiros, mas fazer o quê se não deu para se concretizar? É hora de juntar os cacos, reconduzi-los à mesa da reflexão e montar um outro time de futebol que comece a trabalhar desde já, para a próxima Copa de 2014, aqui no nosso país, bem pertinho de todos.

Não procuremos agora, atribuir a alguém a culpa dos prejuízos deixados, porquê não servirão para zerar o placar e reiniciar o jogo. Tudo terminou, sim. Perdemos, e daí? Responsabilizar alguém não nos dá a certeza de que tudo será mudado, de que haverá uma nova partida. Sobre os erros da seleção atual, trabalhemos para não se repetirem, afinal muitas outras Copas existirão e outras seleções serão constituídas para disputá-las, ou não?

Bola p’rá frente é o que deveremos tocar porque o ontem já é passado. Estudando-o nos aperfeiçoaremos e construímos o futuro que poderá ser mais feliz e mais promissor, não é mesmo? Ademais necessitamos compreender que somos penta campeões, não seguidamente, mas à medida que foi sendo possível ganhar os títulos. E não queremos entender que outros países aprenderam a jogar futebol, a formar as suas próprias escolas? Nesses jogos todos eles se aprimoraram e sofreram mito para isso. Temos que respeitar a capacidade de domínio de bola e de jogo de cada país ali disputando o título. Acabou, é a mais pura realidade.

Sigamos em frente Brasil e rumemos de mãos dadas a 2014, em busca do hexa campeonato. Renovemos as esperanças, fortaleçamos a confiança nos meninos que virão constituir a nova seleção e peçamos a Deus que estejamos todos os torcedores de agora, vivos para a mais nova conquista que o Brasil fará. A hora é de reflexão e correção dos enganos. Nada mais nos resta, senão saber que reiniciar é preciso.