quinta-feira, 15 de julho de 2010

A QUEM SERVIA A ESCOLA?


No sítio Umburana, funcionava há anos a Escola Liberalino Gomes, extensão da Escola Estadual Dr. João Soares, da cidade de Caiçara, onde trabalhavam duas professoras que em 2009, quando assumimos a Gerência da 2ª Regional de Ensino, ensinavam a 33 alunos. Agora em 2010, entendemos que o caso piorou porque foram matriculados apenas 12 alunos e quando a Inspetoria Técnica de Ensino e a Coordenação Pedagógica ali chegaram, apenas 04 alunos assistiam aula.

Diante disso e de um relatório da nossa Inspetoria Técnica de Ensino e Coordenadoria Pedagógica, no qual eram apontadas as precaríssimas condições de funcionamento do estabelecimento, decidimos inclusive com a gestora da Escola Dr. João Soares, de Caiçara, professora Cleonice Alves dos Santos, pelo encerramento das atividades nessa área rural. Os 04 estudantes, uma professora, os arquivos e carteiras foram absorvidos pela unidade de Caiçara.

O que entendemos foi que houve acomodações político-partidárias nessa situação, para satisfazer a uma das professoras que se aposentou e que era a dona da propriedade onde estava “funcionando” a escola. Por outro lado, esse “estabelecimento de ensino”, estava entre uma escola municipal de Serra da Raiz e outra do município de Caiçara, mas por capricho e/ou porquê alguém queria proteger a alguém, deveria continuar funcionando como escola estadual. Entendemos que brincavam com a coisa pública, se fazendo de responsáveis enquanto desmoralizavam o ensino estadual.

Tudo está normalizado e o Estado deixou de ser paternalista.