quarta-feira, 4 de agosto de 2010

5 DE AGOSTO


Em virtude do calendário escolar do Estado frisar claramente que o dia 5 de agosto é um feriado, os senhores gestores deverão obedecer a recomendação ali contida e aproveitamos para explicar que a sede Regional de Ensino também estará com as suas portas cerradas, voltando tudo ao normal na próxima sexta-feira, dia 6 do corrente.


A professora Maria do Socorro Pinto, Coordenadora da GEAGE, órgão de inspeção da Secretaria Estadual da Educação e Cultura, nos explica que o feriado de 5 de agosto se dá em virtude da Lei Estadual nº 3.489/67, para comemorar a fundação da Paraíba, ocorrida em 1585.


Nesse ano, por ordem de Martim Leitão, o capitão João Tavares chegou às nossas terras e iniciou diálogo de paz com Piragibe, chefe dos Tabajara, para que se desse a ocupação oficial da Paraíba. Em 5 de agosto, a situação estava resolvida conforme palavras textuais do jesuíta Jerônimo Machado:

“Assentaram as pazes e dadas as suas dádivas reféns saiu o capitão João Tavares no dia de Nossa Senhora das Neves por cujo respeito, depois que foi este nome dado à povoação e a tomaram por patrona debaixo de cujo amparo se sustenta, e ordenaram um forte de madeira com as costas no rio”.

“A velha cidade de Nossa Senhora das Neves nasceu cidade, sem jamais ter sido vila. Este privilégio lhe coube porque fora fundada pela Cúpula da Fazenda Real, uma Capitania da Corôa”.


Assim surgiu a nossa Paraíba, sob tantas e renhidas lutas e se acha protegida pelo manto sagrado da Virgem das Neves, desde os seus primeiros momentos.


Fonte: FREIRE, Carmen Coelho de Miranda. História da Paraíba (Para uso didático). 4. ed. João Pessoa: A UNIÃO Cia. Editora, 1982.