domingo, 29 de agosto de 2010

E AS CARTEIRAS ESCOLARES?


Pouquíssimas são as escolas estaduais da Regional de Ensino que não receberão e/ou já receberam os recursos do PDE e PDDE, que deverão ser administrados pelos seus gestores e com o conhecimento do conselho escolar. Algumas dessas unidades de ensino não receberam, por não terem prestados contas desses recursos no devido tempo, em 2009.

Ao visitar as escolas estaduais rotineiramente, encontro cemitérios de carteiras em algum recanto do educandário, enquanto o alunado sofre na sala de aula à falta desse importante equipamento. Em alguns casos podem ser encontrados dois alunos numa só carteira, e essa também não está em bom estado de conservação, mas recebendo estudantes interessados no aprendizado.

Por que não se utilizar os recursos recebidos anualmente (PDE ou PDDE) na recuperação de algumas dessas carteiras atiradas a um recanto qualquer? Se isso fosse feito anualmente e se os próprios professores exercessem uma rigorosa observação no seu uso pelo alunado, não existiam tantos estudantes a reclamar a presença desse móvel em sala de aula. Esse é apenas um dos itens que na escola precisa poderá ser corrigido com o dinheiro desses programas. Também podem ser conservados e/ou restaurados com esses recursos, pias, torneiras, caixas de descargas, retelhamentos, bocais/lâmpadas/interruptores/tomadas e capinação das áreas internas do educandário, bem como das próprias calçadas que o circundam na área exterior.

Já cheguei de surpresa numa escola de Guarabira, num dia de fortes chuvas e enquanto conversava com a gestora e um vigia pude ver que na área de lazer, estavam algumas carteiras das mais novas que o governo tem enviado nos últimos meses, expostas à chuva. Foi preciso alertar-lhes para o descaso com que estavam tratando a coisa pública, para que se tocassem e as recolhessem ao interior da escola. E isso era num domingo em que fui olhar um serviço a realizar na segunda-feira, o que se imagina que passaram as noites de sexta e sábado ao relento e expostas às chuvas.

Sou tido como abusado, mas o que posso dizer mais? Existe alguma explicação que explique esse descaso? E assim são muitos os gestores que brincam de ser gestores. Reclamam e pedem, mas não têm compromisso com a sua administração. O próprio aluno pode fiscalizar descasos até dos próprios colegas e todos terão mais cuidado com os bens e equipamentos, proporcionando melhor conforto para todos. Isso seria até um ato de cidadania e não acontecerão mais tantas denúncias nas emissoras de rádio ou nos jornais, porque tudo estará preservado, enquanto se poupa gastos ao governante e esse dinheiro poderá ser utilizado noutras áreas da própria escola. Conservar é preciso.