quarta-feira, 6 de março de 2013

ÚLTIMAS PALAVRAS A DERVAL MOREIRA



Desde o início desta semana viajando às cidades de Sumé e Campina Grande, surpreendi-me ontem quando aqui estando de regresso, tomei conhecimento do falecimento do amigo Derval Moreira (PPS), que muito lutou contra o câncer que conseguiu vencê-lo. Trago dele boas lembranças como amigo, político e ex-aluno de História da Paraíba, na Universidade Estadual, Campus de Guarabira. 


Conheci o amigo Derval Moreira, há muitos anos, numa noite em que estava jantando na Churrascaria Paraiguara, em pleno governo Wilson Braga, de quem gozava amizade e prestígio, e tanto isso é verdade que o ex-governador e hoje deputado estadual se fez presente ao sepultamento daquele brilhante professor sapeense. 

Na oportunidade, Derval foi assediado por alguns jovens que o conhecendo e sabendo do seu prestígio político, lhe haviam solicitado ajuda para continuação dos seus estudos em Guarabira, e na ocasião, Derval abriu a pasta e entregou a cada um, conferindo seus nomes numa relação que conduzia, uma bolsa de estudo.  A ninguém perguntou se era de maior idade, se tinha título de eleitor e se votava na Paraíba. Curto e grosso, distribuiu as bolsas, muito sorridente e tranquilo como sempre foi.

Derval era um carismático político sapeense muito simples, se aproximando de todos e a todos tratando bem, ostentando um sorriso muito claro nos lábios pelo que pude ver nos anos em que consigo convivi. Sabia fazer política e demonstrava gostar disso, realmente. Era um incansável, o amigo Derval.

No município de Sapé onde residia, Derval Moreira foi eleito vereador, conquistando a presidência da Casa de Augusto dos Anjos e em outros momentos foi assessor por diversas vezes da prefeitura municipal, exercendo as funções com galhardia e desenvoltura. Sabia administrar situações difíceis, que sempre surgem no cotidiano dos políticos.
Formado em História pela universidade estadual, exerceu sabiamente em sua cidade natal, Sapé, o magistério, colaborando ali, também, na difusão do conhecimento e na formação intelectual da juventude.

Ao companheiro e bacharel em Direito Derval Moreira, Defensor Público sapeense, uma palavra de reconhecimento e até de agradecimento, por saber tratar aos professores com quem conviveu e deles recebeu ensinamentos, durante toda a sua vida estudantil. Não esperava dele outra postura, sabendo da honradez da sua família e da educação que em casa recebeu. 

Você faz falta Derval, pode acreditar, aos amigos e aos que precisam de justiça, que tinham na sua voz e ações um defensor intransigente.