segunda-feira, 10 de junho de 2013

UFPB PARA GUARABIRA NÃO SERÁ DESTA VEZ



Os que apreciam não serem conquistados todos os benefícios para Guarabira, maior cidade da região, principalmente se foram pleiteadas por um grupo político e no caso leia-se Fátima/Raniery e Roberto Paulino, devem estar neste momento muito satisfeitos porque a Universidade Federal objeto de tantas revindicações do grupo político do PMDB, não virá para este município, pelo menos por enquanto. O Diário Oficial da União da última quinta-feira, 6, publicou a criação de quatro universidades: duas na Bahia, uma no Pará e outra no Ceará, oferecendo juntas 145 cursos e 38,3 mil vagas. Para a Paraíba e principalmente Guarabira, nada.

Entretanto, é mister considerar e destacar que a luta foi iniciada neste município, porque entendia o grupo político em evidência naquele momento – Fátima/Raniery e Roberto Paulino –, que a hora era adequada para se buscar esse benefício educacional porque Guarabira, sede de diocese, de uma Universidade Estadual e outras de caráter particular, e de tantas repartições importantes do governo estadual, polariza mais de 30 municípios. 

Entendiam esses políticos guarabirenses, muito embora outros de facções diferentes e que lhe fazem oposição não se tenham acostado a eles, que não podia abandonar a oportunidade de buscar em Brasília, uma Universidade Federal que ampliasse os horizontes em favor de todos aqueles que vislumbram nos estudos a certeza de um futuro promissor. E assim, tantas e tantas vezes, esse grupo guarabirense viajou à capital do país onde visitou gabinetes de deputados e senadores, de ministros e até o próprio Palácio do Planalto, querendo amadurecer a ideia e conseguir apoios para efetivação desse sonho de tantos anos. As caminhadas não frutificaram como se vê.

Não foi desta vez, porém, que se conquistou a UFPB para Guarabira, entretanto, que não pereça a vontade nos políticos, de qualquer partido político, para se trazer esse equipamento que tanto beneficiará a estudantes e à classe empresarial, pois os que aqui habitarem, investirão sem dúvida no crescimento da cidade. 

A sociedade e estudantada demonstram uma satisfação muito grande quando sabem que a UEPB, UVA, IFPB e UVA aqui prestam serviços relevantes ao desenvolvimento cultural dos que ali buscam o saber, porém se sentirão muito mais honrados, quando a UFPB se instalar definitivamente na Terra de Nossa Senhora da Luz. E que venham outras instituições de ensino, também.

Não se deixe morrer na praia essa ideia e que se continue cobrando dos políticos todos que por aqui passam, principalmente, pedindo votos a cada eleição, uma posição de solidariedade para a conquista definitiva da UFPB. Guarabira saberá agradecer.