quinta-feira, 31 de julho de 2014

HOMENAGENS A ISMAEL FREIRE



A cidade de Guarabira, de forma alegre e festiva abre-se para homenagear através de seus ilustres filhos, legítimos representantes culturais, ao poeta Ismael Freire, que nascido em Bananeiras em 1924, para aqui se dirigiu e fixou residência em 1940, juntando-se a todos os que almejam o engrandecimento da boa terra.

Faz-se o nosso Ismael Freire, neste momento importante da sua existência, aos 90 anos de idade, quando a lucidez e a fertilidade da sua inteligência se unem para produzir excelentes páginas poéticas, ovacionado nesta abençoada Terra da Luz pela Nordeste FM – a “menina rádio” –,pelo Projeto Café com Poeira que às sextas-feiras atrai seleta plateia à Praça da Matriz e pela Associação de Arte e Cultura que tem cuidado nesses últimos meses de acolher a todos os que indistintamente anseiam pelo crescimento cultural dos que aqui nasceram, dos que aqui residam. 


A oportunidade é mais do que adequada para se transmitir ao município irmão Bananeiras, agradecimentos efusivos brotados do coração de cada um guarabirense, por ter permitido ao poeta Israel vir a estas plagas fixar residência e emprestar à cultura desta gente, mais um apoio para o seu crescimento pleno. 

Choram os céus desde cedo, como se também quisessem saudar o poeta maior, responsável por tantas festas autênticas emanadas dos jovens e mais experientes homens, que alavancam Guarabira no cenário artístico e cultural paraibano. Tudo é festa e alegria e se demorarão até a tarde noite dessa sexta-feira. 

Hoje à noite, a partir das 19h30, é o Teatro Municipal Geraldo Alverga que abre as suas portas ao povo e artistas, para que se possa assistir a um sarau em que os poetas locais darão destaque à obra de Ismael Freire. A ocasião o acolherá como filho ilustre de Guarabira através do reconhecimento dos artistas locais. Em vídeo produzido para a ocasião solene, se conhecerá a sua vida e luta para sobreviver condignamente e chegar até este momento, que nunca lhe passou pela imaginação. A festa não será concluída ai. Vai mais além.

Como é da característica do guarabirense, recepção a gente de excelente qualidade não pode ser rápida e nem mesquinha. Tem que ser duradoura e farta. Daí, na sexta-feira, a partir das 16h00, na Praça da Matriz, o poeta recebe do Projeto Café com Poeira, através dos programas itinerantes “Na Fonte do Improviso” o poeta Cícero Felipe e “Na Voz do Cantador” o poeta Valdecir Alexandre, bem como repentistas, cordelistas e emboladores. Será o ápice e a glória, pois a poesia se derramará por inteira.

Ai a homenagem terá sido completa, a quem soube acreditar um dia na cidade de Beiriz, a quem se decidiu a beber da água destas paragens e se oferecer através do seu dom poético a completar o poder cultural desta gente. 

Bem vindo à Terra da Luz poeta Ismael Freire e se aconchegue no abraço fraterno de todos os guarabirenses.