quarta-feira, 20 de agosto de 2014

FILME PERNAMBUCANO CONQUISTA A CRÍTICA INTERNACIONAL

Premiado no Festival de Locarno, o longa-metragem Ventos de Agosto, de Gabriel Mascaro, ganhou elogios em publicações como Variety, Hollywood Reporter, Indie Wire, Screen International e Público.


Alfred Hitchcock, Stanley Kubrick, Roberto Rosselini, John Ford, Jean Rouch e Glauber Rocha estão entre os cineastas que já venceram prêmios no Festival de Locarno, realizado na Suíça desde 1946. O nome do pernambucano Gabriel Mascaro surgiu entre os premiados em 2014. Seu novo filme, Ventos de agosto, ganhou uma Menção Especial do Júri na cerimônia de premiação, no último sábado, recebida no palco pela atriz Dandara de Morais, que está à frente do elenco do longa-metragem.

Este ano tem sido especial para Mascaro. Além de ir para Locarno, onde concorreu na competição principal (Leopardo de Ouro), ele também foi selecionado para o Festival de Brasília do Cinema Brasileiro e para a Bienal Internacional de Arte de São Paulo, que ocorrem em setembro. Em abril, o diretor filmou seu novo longa-metragem, Valeu boi, que deve ser lançado em 2015, com o ator Juliano Cazarré no elenco.

Em Brasília, Ventos de agosto concorrerá, entre outros filmes, com Brasil S/A, novo longa-metragem de Marcelo Pedroso, que em 2008 dividiu com Mascaro a direção de KFZ-1348. A estreia no circuito de cinemas está prevista para novembro.


A provocação é a principal arma do cinema de Gabriel Mascaro. O cineasta subverte os conceitos políticos e estéticos do público e cria armadilhas audiovisuais que fazem os espectadores repensarem seus valores morais e culturais.


Fonte: Diário de Pernambuco