quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

É TEMPO DE FESTA DA LUZ

Oficialmente na noite de hoje, 29, começa em Guarabira a Festa da Luz, considerada maior festa de padroeiro(a) do interior paraibano, perdendo talvez apenas para a de Nossa Senhora das Neves na cidade de João Pessoa, no mês de agosto. Para outras pessoas, é a maior apenas do Brejo, Curimataú e grande parte dos municípios localizados no Agreste da Paraíba.

De uma forma ou de outra, é uma festa muito grande e interessante, chamando a atenção e visita de muitos turistas, além de ser uma grande oportunidade de reencontro de irmãos guarabirenses espalhados por este país inteiro e que aqui voltam geralmente por esta época, quando reveem amigos e parentes outros que por aqui resolveram permanecer sem arredar o pé.


A festa deste ano tem uma novidade muito forte: a prefeitura resolveu dar-lhe um local próprio, tirando-a do centro da cidade onde acontecia há anos – bairro Novo, à Praça do Novo Milênio – acomodou-a no que denominou Parque do Poeta Ronaldo Cunha Lima, às margens da rodovia PB 073 (Guarabira/Pirpirituba), próximo à sede da 2ª Ciretran e sob o olhar, praticamente, da estátua de Frei Damião, outra importante atração turística deste município abençoado pela Virgem da Luz, cuja estátua aqui chegara pelas mãos do português Costa Beiriz, em 1755.

Bandas e cantores renomados foram contratados pela prefeitura e abrilhantarão esse grande evento até o dia 2 de fevereiro, data em que a Catedral realiza a tradicional procissão de Nossa Senhora da Luz, quando o bispo diocesano Dom Lucena, padres, diáconos, ministros da eucaristia, religiosos e povo católico, seguem pelas principais ruas da cidade conduzindo a imagem da padroeira. Será o final da Festa religiosa em Guarabira mais uma vez.

Todos se despedirão, certamente, ansiando pela chegada da próxima festa.

Que seja sempre grande o povo de Deus e que a sua Mãe esteja vigilante pelo bem estar deste povo hospitaleiro e desta próspera terra.


Boa Festa da Luz a todos.