segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

GUARABIRA HOMENAGEIA A VIRGEM DA LUZ

Concluídas as festividades profanas de Nossa Senhora da Luz em Guarabira na manhã desta segunda-feira, 2 de fevereiro, ai pelas 04h30, no Parque do Poeta Ronaldo Cunha Lima, a gente sente que a população que dela participou se mostra satisfeita diante das atrações musicais que ali se revezaram diariamente nos Palcos Luz (das grandes atrações) e Brega Luz (dos cantores populares da região), em outros anos conhecido como Palco Pilõezinhos.


Após as novenas com a participação de incontável número de católicos. celebradas à nossa Padroeira, na Catedral, com a participação de vários padres da cidade e de outras desta Diocese, a Igreja estará realizando no seu adro, logo mais a partir das 15h00, o término das homenagens religiosas à Virgem da Luz, por este ano.

A multidão que sempre se comprime à frente da Catedral a cada dia 2 de fevereiro, (feriado municipal) a partir das 15h00, em orações e cânticos de louvor à Virgem da Luz, sai em procissão pelas principais ruas de Guarabira, conduzindo a imagem da sua Padroeira, para que possa ser vista pela população em geral.


A imagem da Virgem da Luz chegou nos idos de 1755, trazida das terras portuguesas pelas mãos do seu devoto José Gonçalves da Costa Beiriz, que aqui fixou residência e instalou um engenho para fabricação de açúcar mascavo. Fugira de terremoto que matara só em Lisboa, cerca de 40 mil pessoas e na ocasião rogou à Virgem da Luz iluminá-lo na caminhada para encontrar um lugar em que pudesse morar com a família, livre de aflições como as decorridas do terremoto. Em troca construiria uma capela e exporia a sua imagem para que pudesse lhe agradecer sempre em orações, pelo milagre da tranquilidade alcançada.

Cumpriu a promessa, construiu a capela e hoje é a Catedral de Nossa Senhora da Luz, uma das mais belas da Paraíba.

Em 1837, quando o nosso povoado foi elevado à categoria de Vila, com o nome de Independência, através do Decreto Provincial nº 17, deu-se a criação da Freguesia de Nossa Senhora da Luz.


Que as bênçãos da Virgem Mãe de Jesus continuem caindo sempre sobre todos aqueles que por aqui se acham residindo e, também, sobre os visitantes desta terra hospitaleira e progressista.