quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

RRANIREY PAULINO PEDE CRIAÇÃO DE FRENTE PARLAMENTAR POR DIREITOS DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA



O deputado Raniery Paulino (PMDB), já nos primeiros dias de trabalho para o seu terceiro mandato parlamentar, apresentou na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), um requerimento pedindo a criação da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência.

Para Raniery, “os direitos das pessoas com deficiência devem ser relacionados com base no direito fundamental do ser humano e nas características próprias desse segmento populacional”, conforme disciplina a Constituição Federal brasileira. O parlamentar destaca que, na prática, há lacunas quando comparados aos direitos das pessoas sem algum tipo de deficiência. “Percebe-se que além das barreiras físicas, existem restrições sociais, legais e de atitude”, acrescentou.

Em 2014, Raniery apresentou um projeto de lei que obriga as unidades hospitalares no Estado a manterem em seus quadros de servidores, profissionais treinados em Linguagem Brasileira de Sinais – Libras. As unidades deverão ter permanentemente intérpretes suficientes para possibilitar a prestação do serviço de atendimento aos deficientes auditivos, podendo estabelecer ações, convênios e parcerias com órgãos públicos e entidades de direito público ou privado, obedecida a legislação vigente. A lei recebe o nome de Erik Bruno.

Outra lei/9.899-2012 de autoria do deputado Raniery Paulino, ainda desconhecida por parte considerável da população paraibana, permitiu que pessoas com visão monocular (deficiência visual) tenham isenção de ICMS e de IPVA na compra de veículos novos.

Já a Lei nº 9.515/2011, dá preferência a pessoas com deficiência na distribuição ou venda de unidades habitacionais populares ou lotes individuais urbanos.

De acordo com o deputado Raniery, é imprescindível tratar efetivamente a deficiência como tema de direitos humanos e em obediência ao princípio de que todos têm direito de desfrutar de uma vida digna, de qualidade.

Segundo o parlamentar, a criação da Frente Parlamentar, tem objetivo de cobrar e fiscalizar políticas públicas; promover debates e outros eventos relacionados ao tema; intercâmbio de ações com entes semelhantes parlamentos e entidades; acompanhar a tramitação de matérias no Congresso Nacional que tratem do assunto, requerendo da Bancada da Paraíba posições de avanço, dentre outros temas correlatos.


ASSESSORIA DE IMPRENSA