quinta-feira, 26 de março de 2015

RETORNANDO E ME QUEIXANDO

Volto hoje às páginas deste blog, após vários dias em que os vírus o infectaram completamente e chegaram a destruir muitos arquivos que continham importantes assuntos que envolviam os municípios da Região Metropolitana de Guarabira, e principalmente do próprio.

Foram resultados de anos de consultas a obras que são até consideradas raras como Guarabira através dos tempos e o opúsculo Silhuetas em papel, ambos de Cleodon Coelho; Reminiscências de Guarabira (Resumo), opúsculo de Mons. Emiliano de Cristo; História das quatro viagens, Relatório (7/10/1937 a 31/12/1938) e Um rosário de saudades, obras de Sabiniano Maia; Vultos do passado, da Prefeitura Municipal de Guarabira; Reminiscências, de Francisco C. de Lima e Moura; Plano de Desenvolvimento Urbano (volumes I e II), do Governo do Estado da Paraíba, além de outras mais recentes.

Algumas dessas literaturas poderão ser encontradas na biblioteca pública Rodrigues de Carvalho, à Praça Nossa Senhora da Luz e na do SESC no bairro São José, vizinha do Quartel do IV BPM.

Há pessoas na cidade e região, que também podem ter algumas ou todas as obras que aqui mencionei, em suas bibliotecas particulares, e deixo de denominá-las devidamente, para não se verem comprometidas com possíveis assédios de quem pretenda pesquisar a história. Nem todos os donos de bibliotecas particulares gostam de emprestar suas obras, principalmente aquelas consideradas relíquias porque dificilmente as receberiam de volta, quando não lhes chegassem completamente rabiscadas, com páginas deslocadas e capas destruídas.

Eu mesmo fui vítima disso (desgraçados empréstimos) muitas vezes, pelo que aprendi a me cuidar. E de muitos leitores históricos de Guarabira tenho escutado ao longo da minha existência, queixas e mais queixas sobre empréstimos mal sucedidos de livros, opúsculos, revistas, jornais e até mapas antigos.


Bom dia a todos e espero me cercar de cuidados a partir de agora para não mais ser banido da internet por causa de famosos vírus, me parece resistentes até aos mais hábeis e modernos internautas.