segunda-feira, 30 de março de 2015

SISTEMA CANTAREIRA SOBE E CHEGA A 14,5% DA CAPACIDADE

O nível do Sistema Cantareira aumentou neste domingo pelo 23º dia consecutivo, ao passar de 14,4% para 14,5% de sua capacidade de armazenamento, de acordo com o novo método de medicação adotado pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).


O volume armazenado de água alcançou 183,5 milhões de metros cúbicos (m³) de um total de 1,2 bilhões de m³. Com base no método antigo,  o nível subiu de 18,6% para 18,7%.

A pluviometria, quantidade de chuva recebida pelo sistema, acumulada no mês chega a 189,9 milímetros, superior a média histórica de março, 178 mm.

Nos sistemas Alto Tietê, Guarapiranga e Alto Cotia os níveis se mantiveram, de sábado para este domingo, em 22,9%, 85% e 64,4%, respectivamente.

Fonte: Correio do Brasil

COMENTANDO A NOTÍCIA: Como se pode observar, os resultados de armazenamento de água pelo sistema Cantareira, em São Paulo, após tantas chuvas caídas há semanas, ainda não são seguros a ponto de permitir que a população ali residente se sinta menos tensa quanto à possibilidade de uso do precioso líquido durante todo o ano. 

Cantareira ainda não chegou à plenitude do seu armazenamento, o que certamente não garante aos seus usuários a certeza de que terão água potável durante os 365 dias do ano, sem possíveis planos de racionamentos, como já se viu preocupantemente desde 2014.

É preciso, diria em termos gerais ou de Brasil, que haja conscientização humana definitiva para utilização de riqueza tão grande como a água, ainda que em tempos de fartura, a partir do alerta que a mãe natureza tem dado, não apenas no seu uso, revendo e modificando velhos hábitos, bem como de preservação e conservação ambiental. Ou se reeduca o povo, a partir dos domicílios e escolas, ou o futuro hídrico estará comprometido, maltratando a todos, principalmente aos mais pobres que não têm recursos para convivência menos traumática com essa situação.

A lição de Cantareira está ai muito nítida para ser apreciada e levada a sério pelos paulistas que têm vivido momentos dramáticos com a seca tenaz.  


A natureza cada vez mais tem dado demonstração de insatisfação com as agressões que tem sofrido pelo ser humano, chegando a mostrar-lhe totalmente secas as nascentes do rio São Francisco, por dois meses, em Minas Gerais. Quem diria, hein?

Sem dúvida, é hora de reeducação de todos os brasileiros.