sexta-feira, 24 de abril de 2015

ALHANDRA, 56 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA

Com a criação de aldeias missionárias na Paraíba, por padres jesuítas inicialmente e  franciscanos num outro momento, aqui chegados com os portugueses, quando da colonização do país, surgiu a de Alhandra, à época denominada Arataguy e dirigida pelos jesuítas.

As suas terras eram habitadas pelos índios arataquis, duros combatentes dos tabajaras, habitantes das terras de João Pessoa.  


Se fazer Vila em 1758, com instalação em 1765, foi para Alhandra um fato ligado à política colonialista do momento e não porque tivesse maior expressividade. Assim permaneceria por mais de 200 anos.

Em 24 de abril de 1959, a Vila de Alhandra, que nessa condição política permaneceu mais de 200 anos, situada no Litoral Sul da Paraíba, Segundo historiadores paraibanos, permaneceu Vila por tanto tempo para atender estratégia da política colonialista do momento.

Hoje, a cidade de Alhandra, cujo nome homenageia uma cidade de mesmo nome em Portugal, está em festa, com comemorações pela cidade inteira, das quais participam autoridades locais e do próprio estado. 

Fontes: Wikipedia e Prefeitura Municipal