segunda-feira, 27 de abril de 2015

GUARABIRA, 178 ANOS DE PARÓQUIA

Com a elevação de Guarabira à categoria de Vila Independência, em 27 de abril de 1837, através do Decreto nº 17, também se deu a criação da Paróquia de Nossa Senhora da Luz. Ao longo dessa caminhada muitas histórias aconteceram.

O catolicismo por aqui chegaria praticamente em 1578, através do padre jesuíta Gaspar Sampére, que vindo da Vila de Natal, trazia a missão de pacificar os potiguaras da Serra da Copaoba, hoje Serra da Raiz, e de Quandús, no atual município de Araçagi.


A partir daí, o catolicismo seria exercido em toda a sua plenitude por verdadeiros abnegados e os padres – e não foram poucos – que se sucederam puderam deixar marcos importantes porque beneficiaram o saber, valorizaram o ser humano e acolheram amorosamente a desprotegidos da sociedade.

Estão ai obras como Colégio da Luz, AMECC – Associação Menores com Cristo, Associação Abrigo Comunidade Talita, creches, escolas infantis, Seminário e tantas Pastorais, prestando serviços da maior relevância à sociedade, numa demonstração inequívoca de que a religião católica sabe muito bem cuidar do seu rebanho e proteger a muitos desvalidos da sorte ou da sociedade.


Em 15 de maio de 1730, o padre João Milanês construiu em Guarabira a capela de Nossa Senhora da Conceição que num determinado momento, por ser uma construção de taipa não resistiria às intempéries do tempo.

À chegada em 1755, de José Rodrigues Gonçalves da Costa e família, o nosso povo conheceu a imagem da Virgem da Luz, que trouxera ao vir de Portugal, para aqui fixar residência. O padre Cosme, oficiava na capela construída para orago da Virgem da Luz, construída por seu pai.

Conforme afirmação do monsenhor Emiliano de Cristo, o primeiro pároco de Guarabira teria sido o padre José Pereira de Araújo. E de lá para cá muitos e muitos outros se sucederam e cumpriram o seu papel religioso e social quando se aproximaram do povo de Deus. Atualmente a paróquia de Nossa Senhora da Luz está nas mãos operosas do padre Adauto Tavares Gomes.


Hoje às 19h00, a Catedral de Nossa Senhora da Luz receberá o povo de Deus para solenemente comemorar os 78 anos de existência da Paróquia, motivo maior do nosso orgulho.

Para orgulho dos guarabirenses, esta cidade é sede de Diocese, criada pelo Papa João Paulo II, conforme Bula “Cum Exoptaret”, em 11 de outubro de 1980, tendo sido a sua instalação em 27 de dezembro de 1981.

A Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena, cabe a responsabilidade de Bispo Diocesano.

Parabéns à Paróquia de Nossa Senhora da Luz, pelos seus 178 anos.