segunda-feira, 25 de maio de 2015

CANNES: FILME SOBRE IMIGRAÇÃO ILEGAL NA FRANÇA VENCE PALMA DE OURO

Rooney Mara, Emmanuelle Bercot e Vincent Lindon levaram prêmios de atuação


O filme de Audiard conta a história de um ex-guerrilheiro dos Tigres de Libertação do Eelam Tâmil do Sri Lanka que chega à França com um passaporte falso acompanhado por uma jovem e uma menina que se passam por sua família.

Depois de receber asilo político, encontra um trabalho de porteiro em um gueto, reduto de imigrantes, de exclusão e de pobreza.

Com seus intensos olhos negros, Dheepan, interpretado por Jesuthasan Antonythasan, tenta construir uma vida familiar com essas duas desconhecidas.


O filme de Audiard tem bastante da própria vida do protagonista, que se envolveu na guerrilha independentista aos 16 anos, aos 19 fugiu para a Tailândia e quatro anos depois, em 1993, chegou à França, que lhe concedeu asilo político.

"Me pareço em cerca de 50% a esse personagem", confessou o escritor e ator amador, que apesar dos anos na França continua escrevendo em tâmil, resistindo à língua de Molière.

Para o diretor francês o que mais lhe interessava nessa história era a "falsa família" que pouco a pouco vai se transformando em uma família de verdade, à medida que os três personagens aprendem a se conhecer, a se respeitar e a se amar.

"Este homem antes lutava por razões políticas. Depois só lutou pelas pessoas que ama", explicou Jacques Audiard.

Audiard, que já foi premiado várias vezes em Cannes - prêmio de melhor roteiro por Un héros très discret em 1996, Grande Prêmio em 2009 por Um profeta - explora em seu sétimo filme um universo cinzento, como fez em  Um profeta.

No filme, que perpassa por vários gêneros, o diretor reconhece que não quis fazer falar sobre a guerra nem sobre a integração de imigrantes. "É como se a história de amor derivasse de todos esses gêneros", opinou.

O governo do Sri Lanka proclamou a vitória sobre a guerrilha separatista em 18 de maio de 2009, depois que o exército derrotou o último bastião de resistência, após 37 anos de guerra civil e 100 mil mortos.

VENCEDORES:

Longas-Metragens

Palma de Ouro: Dheepan, de Jacques Audiard
Grand Prix: Saul fia (Son of Saul), de László Nemes
Prémio de realização: Hou Hsiao-Hsien, por Nie Yinniang (The assassin)

Prêmio do argumento: Michel Franco, por Chronic 
Prêmio de interpretação feminina: Emmanuelle Bercot, por Mon Roi , de Maïwenn, e Rooney Mara, por Carol, de Todd Haynes

Prêmio de interpretação masculina: Vincent Lindon, por La loi du marché (The measure of a man), de Stéphane BRIZÉ

Prêmio do Júri: The lobster, de Yorgos Lanthimos

Curtas-Metragens
Palme d'Or da curta-metragem: Waves '98, de Ely Dagher

Fonte: Diário de Pernambuco