quinta-feira, 28 de maio de 2015

QUANDO SE NORMALIZARÁ O TRÂNSITO?

Depois de tanto se comentar nas emissoras e redes sociais a situação caótica porque está passando o trânsito de Guarabira, à falta de pessoal capacitado para  conduzi-lo sabiamente pelas ruas e bairros, é preciso se ter não por questão de críticas e apenas isso, a certeza de que as coisas estão ficando piores a cada dia que passa. Alguma autoridade tem que chamar o feito à ordem e sair em favor da população guarabirense, e depressa.

A polícia de trânsito que já não operava muito bem devido as suas próprias limitações no que diz respeito a equipamentos e salários decentes, não mais está nas vias públicas e faz um bom tempo, porque conforme lei, o trânsito está  municipalizado e a ela não mais cabe exercer a função de disciplinadora, para evitar o chamado choque de autoridades, ou seja Município X Estado.

Uma pergunta surge, porém, em razão desses fatos: como fica a cidade ou o município, sem o agente municipal de trânsito que não é contratado pela Prefeitura apesar de ter sido aprovado em concurso público, e sem o policial (estado) de trânsito que foi obrigado a se recolher aos quartéis ou órgão especializado, em razão da municipalização?

O poder municipal precisa se conscientizar de que é hora de convocar a assumir os cargos de agentes de trânsito, todos aqueles que foram devidamente aprovados em concurso público realizado pela gestão, treiná-los e destiná-los às ruas  para cumprimento dos seus deveres. Caso contrário o caos irá se implantar.

Aliás, na tarde de ontem, na Av. Padre Inácio de Almeida, principal artéria entre Guarabira/Pirpirituba e outros municípios paraibanos e do Rio Grande do Norte, um caminhão nas imediações da Escola Nossa Senhora de Lourdes, atropelou uma senhora e criança que tentavam atravessar a rua. E por pouco não terminou em mortes, segundo pessoas do povo que se achavam nas imediações.

Graças a Deus, uma viatura policial desceu pela contramão - sentido Hospital Regional/Escola Nossa Senhora de Lurdes - não havia facilidade para se aproximar do local do acidente de outra maneira, posicionando-se na frente do caminhão, pelo que a situação foi devidamente contornada, e o pessoal ferido socorrido.

O povo ao Deus dará ou exposto a um trânsito caótico está certo?