segunda-feira, 29 de junho de 2015

REALIDADE DO APOSENTADO BRASILEIRO

É um absurdo o que se tem feito ao longo de tantos anos contra os aposentados neste país, principalmente professores, quando justamente mereciam repouso e remuneração decente. E o que é pior, não se escuta de qualquer tribuna legislativa em qualquer nível, uma voz que além do discurso passe a tomar a si a defesa real da causa desses eternos injustiçados, ganhando as praças e avenidas, numa demonstração definitiva de preocupação e solidariedade.

E assim, o tempo vai passando enquanto no semblante de cada aposentado brasileiro se estampa a máscara da amargura e da decepção. Descontam do seu contracheque uma importância aqui outra ali, além do imposto de renda, e as coisas lhe ficam cada vez mais difíceis. E nem é preciso dizer que o reajuste do seu salário já passa a ser diferenciado e muito, daquele percebido por quem está ainda exercendo a profissão ativamente.

Conseguir um “bico” para ganhar um pouco mais poderia até ser a solução, entretanto, isso nem faz sentido, pois, se alguém está aposentado é porque as forças e a visão começaram a lhe faltar, em função da idade avançada. Ah, e entre o velho (aposentado) e o jovem, não há nem que se imaginar que se lhe seria oferecida nova oportunidade de trabalho. A ele as portas se fecham cada vez mais.

A quem recorrer então buscando justiça salarial, se consigo quase ninguém conversa no cotidiano como se tivesse ficado decrépito? Vive uma verdadeira solidão embora possa estar cercado de familiares e pessoas da comunidade. E em muitos casos, nem mais é lembrado ou convidado a participar de nada naquela que fora a sua repartição de trabalho por tantos e tantos anos.

Assim tem sido a vida do aposentado e não se sabe até quando continuará dessa forma. Seria bom que os políticos se lembrassem também de quem neles tantas vezes já votou por amizade e reconhecimento. Que façam os representantes do povo a sua parte e revejam a situação dos aposentados brasileiros em todos.