terça-feira, 28 de julho de 2015

1ª FEIRA NA CENTRAL DE COMERCIALIZAÇÃO DA AGRICULTURA FAMILIAR DA PB



Agricultores familiares e assentados da reforma agrária paraibanos realizaram, nesta terça-feira (28), a 1ª Feira da Agricultura Familiar da Central de Comercialização da Agricultura Familiar (Cecaf) da Paraíba, na Zona Sul de João Pessoa. Quem prestigiou o evento pode levar para casa uma grande variedade de frutas, legumes, hortaliças, raízes, mel, bolos, doces, aves, peixes e frios, além de peças de artesanato, compradas diretamente dos produtores, sem a presença de intermediários (atravessadores). 

O objetivo da feira, realizada hoje entre entre as 6h e 13h, foi comemorar o dia do agricultor, promover a agricultura familiar em transição agroecológica e desencadear o processo organizativo para o funcionamento posterior, em caráter permanente, cujas datas serão definidas em reunião na próxima sexta-feira (31) na Cecaf.

Entre os agricultores e assentados que participaram da feira estavam seis representantes do Assentamento Nova Vida, em Pitimbu, no Território da Cidadania da Zona da Mata Sul. Um deles, Sílvio Fidélis, 27 anos, levou um isopor repleto de polpas de frutas como maracujá, acerola, graviola, mangaba, goiaba e caju. 

Entre os consumidores da Polpa de Fruta Nova Vida estão quiosques, pousadas e restaurantes dos municípios de Pitimbu e Conde, no litoral sul da Paraíba. “Começamos com 30 quilos por semana e hoje não conseguimos atender os pedidos porque a procura é maior do que nossa produção”, disse Sílvio Fidélis, ressaltando que suas polpas são 100% naturais, sem aditivos químicos e conservantes. 

Com o lucro obtido com a venda das polpas, Fidélis, que é técnico agrícola formado pelo Colégio Agrícola Vidal de Negreiros (CAVN) da UFPB, em Bananeiras, está construindo uma mini agroindústria de acordo com as recomendações da Vigilância Sanitária. 

O superintendente do Incra/PB, Cleofas Caju, comemorou a abertura de mais um espaço de comercialização para a produção de agricultores familiares e assentados paraibanos. Da Assessoria de Comunicação Social do Incra/PB.