quinta-feira, 2 de julho de 2015

A FALÉSIA DO CABO BRANCO PEDE SOCORRO


Diariamente a gente escuta falar de órgãos e mais órgãos oficias que a serviço dos governantes têm a finalidade precípua de assessorá-los na elucidação de problemas e com isso, beneficiar ao povo e ao próprio espaço geográfico, climático, etc. Será que atuam realmente e com a prestimosidade que os problemas exigem?
Pois bem, sabe-se que na capital paraibana, a falésia do Cabo Branco há anos pede socorro às autoridades constituídas, que não lhe chegaram com obras capazes de conter a sua destruição e, de forma definitiva de ações que possibilitem a sua preservação.

Ao que parece, dois órgãos federais, o Ibama e a Sudema poderiam interferir no caso, responsáveis que são por licenças ambientais que venham a permitir o início de atividades humanas da prefeitura de João Pessoa, para contenção da erosão naquele falésia.
Curioso é que esses órgãos estavam – se ainda não estão – completamente inativos com relação à expedição de autorização para o início dos trabalhos pela prefeitura pessoense, porque não sabem a quem compete essa responsabilidade. No mínimo essa explicação é jocosa, para não dizer profundamente lamentável uma vez que o tempo urge e a falésia a cada dia se torna mais ameaçada.

Até quando continuará o impasse para fornecimento da autorização para início das obras? A quem cabe realmente o poder de expedição dessa licença?

Conforme divulgação da prefeitura de João Pessoa em 9 de junho, em portais e imprensa paraibana, permanece no aguardo de parecer dos órgãos Sudema, Iphan e Caixa Econômica Federal para fazer o devido encaminhamento de licitação para início das obras.