sexta-feira, 3 de julho de 2015

UMA CADEIRA VAZIA

(Apresentada na inauguração do Programa A HORA DA NOTÍCIA, pela rádio Guarabira FM, 17h00, sob condução dos radialistas Antonio Santos e Joseilton Gomes (Ikeda), na tarde noite de 1º/07/2015.

Há pessoas que nascem e nunca descobrem que Deus lhes deu a bênção da vida para que aos outros pudessem servir plenamente, com amor e solidariedade. E nessa ignorância permanecem até o instante em que se sabem caminhando erradamente.

Outros, desde a adolescência sentem a necessidade de estender a mão ao próximo, de ouvi-lo e aconselhar-lhe sempre que preciso, como se um sopro divino estivesse permanentemente alertando-o a fazer o bem sem olhar a quem, enquanto é tempo, ou melhor, enquanto aqui estiver cumprindo a missão de viver.

E enquanto vivem, exercem o direito sagrado de raciocinar e de escolher ideologicamente pensamentos filosóficos e políticos. Isso porque se sabe que através desses caminhos se pode praticar o bem, criando ações que diminuam o sofrimento dos menos favorecidos ou daqueles que um dia perderam tudo.

Hoje aqui reunidos, celebramos mais uma vez uma festa partidária e ideológica, cercados de amigos e companheiros que têm por objetivo maior estender o olhar ao futuro na busca de novos e melhores horizontes. Em qualquer sociedade deste mundo não se age de forma diferente, desde que se queira servir à sociedade.

A festa seria ou estaria completa, porém, se entre todos os que aqui se reúnem não faltasse alguém de um significado reconhecidamente maiúsculo, pelos seus méritos pessoais, pela sua honradez, pela lealdade que sempre distribuiu com todos com quem pode conviver, pelas ações e observações serenas nos momentos em que lhe foram exigidas ou pelas discussões jurídicas em que se envolvera quando necessárias foram. Falta-nos a figura proba do Dr. Telci Teixeira de Souza, vice-presidente do PMDB de Guarabira, chamado que foi à presença do Pai Eterno, na tarde do último dia 23 de junho.

Decididamente, em termos partidários, o PMDB de Guarabira está de luto e pranteia a falta do seu ilustre filiado e admirador, uma das suas referências morais.

Hoje, o momento é político, e o PMDB municipal e a Fundação Ulysses Guimarães se unem para lhe trazer através das suas lideranças maiores como o ex-governador Roberto Paulino, ex-prefeita Fátima de Aquino Paulino e deputado estadual Raniery Paulino, companheiro velho Telci Teixeira, uma homenagem em que a tônica maior é a saudade. E diante disso não se pode deixar de lhe afirmar, também, incansável soldado de nossa vanguarda, que a sua ausência será sempre notada, principalmente nos momentos de reuniões internas ou de grandes decisões que sempre precedem os enormes movimentos de rua.

Neste e em qualquer recinto do Diretório Municipal, a sua cadeira, Telci Teixeira, sempre estará vazia.

Que Deus lhe dê a paz e o descanso eterno, companheiro!