quinta-feira, 6 de agosto de 2015

ELBA RAMALHO E DOIS AFRICANOS SÃO PRINCIPAIS ATRAÇÕES DOS 40 ANOS DO FESTIVAL DE INVERNO DE CAMPINA GRANDE




A programação dos 40 anos do Festival de Inverno de Campina Grande foi lançada, nesta quinta-feira, 6, no rol do Teatro Municipal Severino Cabral, com a presença de autoridades políticas, representantes de entidades, profissionais da comunicação, artistas e sociedade. Um vídeo apresentou a trajetória do evento ao longo das quatro décadas de realização na Rainha da Borborema e em seguida aconteceu uma pequena mostra do ballet clássico da bailarina Renata Melo, da Fundação Suellen Carolini. A cantora Lara Sales também se apresentou, resumindo um pouco do que irá acontecer ao longo dos nove dias de Festival.

Durante o lançamento oficial do Festival de Inverno foi destacado o apoio da Prefeitura Municipal e a ausência do Governo do Estado e do Ministério da Cultura na realização do evento. "O prefeito decidiu o Festival. Se não fosse Romero, não aconteceria esta edição", disse a diretora do Instituto Cultura, Arte e Cidadania (Solidarium), Eneida Agra Maracajá. O prefeito Romero Rodrigues ressaltou sua crença no povo de Campina, que supera qualquer dificuldade. "Buscamos alternativas para realizar este evento que há 40 anos faz parte da história de Campina Grande. A Prefeitura é uma parceira incondicional, porque se propõe a levar cultura e arte para todos os cidadãos campinenses", afirmou Romero.

O quadragésimo Festival de Inverno terá inicio no sábado, 15 de agosto, a partir das 10h, na Praça da Bandeira, com apresentação dos grupos folclóricos da cidade. À noite a partir das 18h, se apresentarão o grupo de ballet da UEPB e também a Cia de Ballet de São Paulo.

Entre as atrações já confirmadas, estão a cantora Elba Ramalho e os grupos Quinteto Violado e Dois Africanos. Elba se apresentará no dia 17, com um show produzido especialmente me homenagem aos 40 anos do Festival de Inverno de Campina Grande. O grupo Quinteto Violado se apresentará no dia 22; e, encerrando o Festival, o grupo Dois Africanos, finalista da mais recente edição do programa SuperStar, se apresentará no dia 23.

Para a diretora do Instituto Solidarium, Eneida Maracajá, o Festival é uma instituição e uma lição impossível de apagar, uma vez que colocou a cidade no cenário da cultura brasileira, internacionalizando o talento de Campina Grande com o teatro e a dança popular, "Símbolo de resistência e brasilidade, diante de todas as dificuldades financeiras, comemoraremos os 40 anos do Festival, fazendo uma oferenda, levando ao povo, que é o verdadeiro autor dessa instituição, com muita qualidade nos espetáculos", assegurou Eneida. O Festival de inverno contará ainda com oficinas que serão aplicadas no Teatro Municipal e em alguns bairros como José Pinheiro e Bela Vista. Fonte: WSCOM Online