quarta-feira, 9 de setembro de 2015

OS INCAUTOS E DESEDUCADOS DAS PRAIAS



Geralmente o homem tem a mania de fazer o que não pode e não deve, em lugares em que as autoridades e a própria sociedade decidiram como não invasivos em determinadas circunstâncias. Assim, foram determinados lugares para que outras pessoas possam deles se aproximar e usufruir a beleza de forma emocionante e contemplativa. Seria o caso de praias belíssimas que por este país estão espalhadas e capazes de receber o homem e seus familiares e amigos. 

Por aqui, um ponto muito visitado por turistas do país e de outras partes do mundo é a cidade de Baia da Traição, onde habitam índios potiguara desde a colonização paraibana, e cujas praias estão plenamente aptas ao banho humano, sempre. É na verdade uma maravilha dada por Deus e que em muitos pontos continua sem receber a interferência destruidora do homem, sempre em busca de melhorar para mais lucrar, quando exerce a chamada intervenção capitalista.

Pois bem, ao passar o último feriadão nas belíssimas paragens da Baia da Traição,  entristeci em alguns instantes quando pude perceber a capacidade invasiva do homem que não conformado com as avenidas e praças que já conquistou e se apoderou, também utiliza seus automóveis confortáveis, motocicletas potentes e quadriciclos de cores chamativas, para passear naturalmente, ou melhor, na maior cara de pau do mundo, pelas areias à beira mar, pondo em risco a vida de anciãos e crianças principalmente, e promovendo o desconforto dos banhistas de bom senso.

A polícia, reconhecidamente é incapaz de estar presente em todos os lugares a um só tempo, até porque o número de homens é insuficiente para manter a paz e a ordem pública e realizar outros serviços dessa natureza, por exemplo.

A população precisa urgentemente tomar a si a responsabilidade de fazer valer os seus direitos e passar a reclamar em todas as instâncias possíveis e existentes, os absurdos como esse que ali estão sendo cometidos. A sociedade não  tem mais que ficar calada não. É se unir e apresentar as denúncias contra qualquer um que saindo da sua forma de bem agir, invada o direito dos outros cidadãos.

Aliás, o Facebook, tão usado para postagens consideradas indevidas em tantos momentos, se prestará a receber fotos dos veículos desses maus cidadãos que abusam do direito de banhistas e invadem as areias da praia de forma deseducada. E o que é errado na cidadania é da responsabilidade de todos.

Por não se reclamar e pura acomodação é que tantos aborrecimentos a sociedade brasileira está passando atualmente, perdendo seus espaços e possibilidades de melhor qualidade de vida.