quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

CELEBRAÇÃO DE NATAL POR TODOS



Este é um dia muito especial por lembrar o nascimento do Menino que viria para transformar o mundo e perdoar a humanidade de todos os pecados praticados. E veio nascer na maior pobreza, mesmo sendo Filho de Quem era, no interior de uma manjedoura, entre animais e depois de longa caminhada dos pais em busca de um local sossegado em que a sua Mãe pudesse repousar para o parto.
Assim nasceu o Menino Jesus, pobre e simples, para amar a todos, embora todos não lhe devotassem o mesmo sentimento, confirmando-se isso no instante da sua tortura e morte. Quantos o abandonaram!
Este é um dia de significação muito forte, se todos nós, homens e mulheres, adultos e crianças, estivermos decididos a praticar o bem e perdoar de coração a quem nos ofendeu, até porque é dessa forma que viremos obter o perdão daqueles a quem já ofendemos.
Hoje, muitos desde cedo do dia compram presentes, se ornamentam e encomendam caros vinhos que acompanharão comidas finas das tradicionais festas natalinas. Às lautas mesas milhões festejarão o nascimento de Jesus, mundo afora.
Todos têm ao menos nesta e na noite de amanhã o que comer, uma roupa para cobrir a sua nudez, um par de sandálias para calçar, medicamento para sanar os males do corpo, um colchão para se deitar e uma coberta ainda que fininha para esquentar o corpo? E quem tem tanto a ponto de não saber o que tem distribuiu algum excedente com os descamisados e sem tetos da sua comunidade?
Tudo bem é Natal e ninguém precisa dizer o que fez ou deixou de fazer. Celebremos a chegada de Jesus, ainda que muitas consciências não estejam serenas. Cantemos a paz e peçamos a Deus para amparar os mais pobres que em algum lugar do mundo esperam governantes mais justos na alegria e na tristeza, na saúde e na dor.
Que renasça Jesus e permita que um dia o Natal venha a ser igual pra todos e a sua celebração seja comum.