sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

LUIZ COUTO REGISTRA TEXTO DO PADRE BOSCO SOBRE “ANO DA MISERICÓRIDA”




O deputado federal Luiz Couto (PT-PB) registrou, em pronunciamento na Câmara dos Deputados na segunda-feira, 7 de dezembro, um texto escrito pelo Padre Bosco, a respeito do encontro da Pastoral Carcerária Nacional, realizado de 27 a 29 de novembro em Florianópolis, Santa Catarina. Nele, o padre aborda a anunciação do Papa Francisco sobre o ano da misericórdia que começou no dia 8 de dezembro deste ano. "Ele traz o significado sobre o que é misericórdia e nos faz refletir sobre a cultura que vivemos que é uma cultura de violência, ódio e de morte". 

Em resumo, o Padre Bosco explica que a misericórdia de Deus se manifesta no compadecimento às fraquezas humanas e o religioso cita que o mesmo que esperamos de Deus para nós, devemos também oferecer ao nosso semelhante.

"Vivemos de forma cada vez mais acentuada em uma cultura de vingança, de violência e de morte. Por isso temos cada vez mais a necessidade de tomar consciência da necessidade de uma relação misericordiosa, paciente e acolhedora. A misericórdia não é e nem pode ser apenas vertical mas também horizontal. Uma sociedade que vai se pautando por uma relação sinodal e misericordiosa, será, sem dúvida, uma sociedade sem violência, sem castigos, sem autoritarismos", diz o padre paraibano.

Bosco acrescenta que a pastoral carcerária precisa trabalhar de forma ampla essa temática e sugere que se apliquem penas como a prisão domiciliar para casos específicos como os de pessoas idosas, doentes que dependem totalmente dos outros, doentes mentais e mulheres com filhos com necessidades especiais. Para Bosco, A misericórdia pode ser concretizada com sentenças justas de condenação ou absolvição. 

"A Pastoral Carcerária tem um trabalho evangelístico muito sério e voltado ao mandato de Jesus, na terra. Por isso, aplaudo de pé, aqueles que vivem para anunciar as boas novas de Cristo a todos aqueles que de alguma forma estão aprisionados. A misericórdia não é algo que teoricamente explicamos e sim vivemos. Jesus, disse: O Espírito do Senhor é sobre mim, pois que me ungiu para evangelizar os pobres. Enviou-me a curar os quebrantados do coração, a pregar liberdade aos cativos, e restauração da vista aos cegos, a pôr em liberdade os oprimidos, a anunciar o ano aceitável do SENHOR." (Lucas 4:17-19), disse Luiz Couto, parabenizando o Padre Bosco pela análise sobre a misericórdia.

Da
Ascom do Dep. Luiz Couto