sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

‘DIRCEU NÃO FARÁ DELAÇÃO, PORQUE TEM CARÁTER, DIZ DEFESA




Paraná 247 - O advogado do ex-ministro José Dirceu, Roberto Podval, descartou nesta sexta-feira, 29, que seu cliente faça acordo de delação premiada com o Ministério Público Federal.

"Por que o José Dirceu não faz uma delação? Aí ele entrega alguém e vai embora, seria a coisa mais óbvia. Mas alguns ainda têm caráter, outros nunca tiveram", afirmou Podval.

Dirceu está sendo ouvido nesta tarde pelo juiz federal Sérgio Moro em ação penal no âmbito das investigações da Operação Lava Jato. Ele é acusado pelo MPF de ter recebido de maneira direta ou indireta R$ 11,9 milhões de empreiteiras que prestaram serviços à Petrobras.

A defesa de Dirceu diz que há pessoas "brincando com as delações" e que entregariam nomes-chave do PT em troca de deixarem a prisão. "Virou um bom negócio fazer delações. As pessoas ganharam fortuna de dinheiro, entregam uma parte [nas delações], então se fala do Dirceu, do Lula, devolvem uma parte de suas propriedades, uma parte do dinheiro, e continuam andando de iate, dando risada", afirmou. 

Podval comentou que o nome do ex-presidente Lula seria o próximo alvo de acusações. "Não sou advogado do Lula, da Marisa. Conheço só de bastidores, não tenho dúvida de que o próximo nome, assim como era Zé Dirceu, é o Lula. Querem o nome do Lula", disse o advogado.

Sobre o lobista Fernando Moura, que mudou sua versão apresentada na delação premiada e isentou Dirceu de ter-lhe recomendado que fugisse do país, Roberto Podval afirmou a mudança comprova que as declarações do lobista "não têm menor relevância nem credibilidade". Moura recuou e voltou a culpar Dirceu.

"É mentira. Ele não foi ameaçado em Vinhedo, a gente sabe que não foi. É só ver o vídeo. Aquilo é ridículo, uma bobeira danada. Ele foi ameaçado, sim, de perder a delação, o que era natural, e aí ele saiu correndo e voltou atrás. É só assistir o vídeo dele em audiência, e assistir o vídeo ontem para saber que ele mentiu". Fonte: Brasil 247.