quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

“NÃO ADIANTA TIRAR DA PRATELEIRA”




Por Aquiles Lins, 247 - Nessa quarta-feira, 3, a Justiça do Estado do Rio de Janeiro determinou o recolhimento do livro "Minha Luta (Mein Kampf)", de Adolf Hitler, das livrarias do estado.

No mesmo dia, o correio entregou-me o exemplar do livro que eu havia comprado poucos dias antes, pela internet. Edição não comentada, apenas a tradução, publicada já neste ano pela editora Centauro.

Há pelo menos 15 anos eu tinha interesse em ler o livro. Me interesso pela cultura alemã, aprendi o idioma, etc. Trato o livro, obviamente, com curiosidade histórica.

O fato é que não dá mais para impedir a difusão da informação desta maneira, mandando recolher livros de prateleiras. Tem efeito contrário. Existe a internet.

Na Alemanha, a ministra da Educação, Johanna Wanke, defendeu recentemente que Mein Kampf seja estudado como livro obrigatório em escolas públicas alemãs, claramente como fonte para melhor entendimento da política genocida imaginada e executada por Hitler.

Enfim, a Lei continua existindo para quem ousar por em prática a doutrina explicitada pelo então futuro Führer em sua "Luta" . Mas quem quiser, tem o direito de ler a obra. Para desmistificar. Fonte: Brasil 247.