quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

VALOR: CONSERINO SERÁ AFASTADO DO CASO LULA




247 - O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) vai retirar das mãos do promotor de Justiça Cássio Conserino o procedimento investigatório que apura se o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a mulher dele, Marisa Letícia, cometeram ocultação de patrimônio no tríplex construído pela OAS no condomínio Solaris, no Guarujá (SP). É o que aponta a reportagem de André Guilherme Vieira e Cristiane Agostine, do Valor.

Segundo a matéria, o entendimento da maioria dos 14 integrantes do conselho, presidido pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, é de que Conserino se excedeu ao antecipar à imprensa que denunciaria Lula e Marisa Letícia por lavagem.

Ele também teria infringido uma resolução do órgão. O promotor afirmou que agiu no caso de ofício. Mas os advogados de Lula, com acesso aos autos, afirmam que a instauração do procedimento investigatório se deu por representação criminal.

O conselho deverá acompanhar o do relator do caso para a redistribuição dos autos por critério de sorteio entre os promotores de Justiça criminal do fórum da Barra Funda, em São Paulo.

O conselheiro Valter Shuenquener acatou o pedido de liminar do deputado federal e ex-líder do PT na Câmara Paulo Teixeira (SP) e suspendeu o depoimento de Lula no caso.

"O CNMP foi claramente induzido a erro a partir de informações equivocadas, que não representam a realidade", reagiu Conserino. Fonte Brasil 247.